quinta-feira, 29 de novembro de 2012

JUSSARA TEM MODELO DE AÇÃO SOCIAL ACERTADA


O Centro de Acolhimento da Criança e Adolescente Raio de Luz, na cidade de Jussara é exemplo de ação social e administrativa acertada, com resultados práticos e efetivos expostos para toda a sociedade, em defesa dos direitos mínimos de cidadania dos jovens jussarenses.

UM RAIO DE LUZ E ESPERANÇA PARA OS JOVENS DESAMPARADOS
A casa acolhe crianças e adolescentes em situação de risco social, abandonados, órfãos ou aquelas cujo seio familiar esteja degradado, seja pelas drogas, o álcool, ou desestruturado, cujas famílias ou responsáveis, não tenham condições economicamente ou social de manter a guarda. Com idade de zero a dezessete anos e onze meses, as crianças ou adolescentes são localizados pelo Conselho da Criança e Adolescente que, após estudo social, sendo o caso, encaminha o caso ao Ministério Público que manda providenciar o acolhimento do jovem.


PREFEITURA ARCA COM CUSTOS, MAS TEM PARCERIAS QUE AJUDAM
A prefeitura Municipal de Jussara, na gestão do prefeito Paulo Carvalhaes encampou o projeto, construindo a sede numa parceria com o Governo Federal, e arca com os custos de manutenção da entidade que oferece aos internos, além da estadia, alimentação, roupas, calçados, demais objetos pessoais, e serviços de assistência social, odontológico, médicos e acompanhamento psicopedagógico. Dentre as atividades de socialização desenvolvidas, a escolar é prioridade, mas são realizados eventos diversos, como passeios, festas de aniversariantes, e visitas a pizzaria e sorveteria, onde a boca livre corre solta. Algumas pessoas da sociedade fazem doações diversas que auxiliam na manutenção, mas o destaque para as parceria é, com certeza, a Fazenda Três Marias, que realiza anualmente o Leilão Natal Solidário, e destina parte da renda também ao Centro de Acolhimento Raio de Luz.  Mas, as doações não suficientes, o que faz com que a maior parte dos custos fique mesmo sob a responsabilidade fique mesmo por conta da prefeitura.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ciclista morre atropelado por ônibus escolar em Jussara, Goiás


Vítima de 68 anos foi atropelada na noite de segunda-feira (26), na BR-070.
Motorista alega que chovia no momento e por isso não viu o aposentado.

Um ciclista de 68 anos morreu após ser atropelado por um ônibus escolar na noite de segunda-feira (26), na BR-070, em Jussara, a 226 quilômetros de Goiânia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo, um jovem de 26 anos, contou que a visibilidade no local estava reduzida por causa da chuva, que era intensa no momento do acidente.
Ele disse aos policiais rodoviários que não percebeu a presença do ciclista e acabou colidindo na traseira da bicicleta, vindo a passar por cima do aposentado, que morreu na hora. Com o impacto da colisão, a bicicleta da vítima foi arremessada para a pista contrária e atingida por uma carreta.
O ônibus que transportava alguns alunos seguia para o município de Matrinchã. Ninguém se feriu.

DEPUTADO CLAUDIO MEIRELES SAI FORTALECIDO DAS ELEIÇÕES DE 2012

Deputado Claudio Meirelles
Um dos papéis importante dos deputados, sem dúvida nenhuma, é o contato com as lideranças municipais, seja em busca de benefícios, como obras e recursos, mas também politicamente nos embates eleitorais locais. Os deputados podem ajudar bastante, com projetos, requerimentos e emendas aos orçamentos, com garantias de investimentos por parte do governo em benefício da população e dos municípios que representam.
Um deputado reconhecido por sua forte atuação municipalista, sempre presente nos municípios que representa, é Claudio Meirelles.  O deputado tem uma liderança expressiva no oeste goiano, mais precisamente na região do Vale do Araguaia, fato este comprovado na eleição municipal de 2012, quando vários candidatos, que tiveram seu apoio político foram eleitos.

CLAUDIO DERROTOU JOAQUIM EM JUSSARA
A cidade de Jussara foi a grande sensação da eleição, com uma disputa acirradíssima, e não seria para menos já que é o domicílio eleitoral do também deputado Doutor Joaquim/PSD, ex-prefeito por dois mandatos, e que lançou e apoiou sua esposa Maria Amélia/PSDB como candidata a prefeita. Claudio Meirelles apoiou a candidatura da ex-vereadora Tatiana Santos/PSB,  e mostrou a cara, coordenando a campanha de perto, levando-a uma grande vitória, com uma vantagem surpreendente em cima dos opositores, já que havia ainda um terceiro candidato na disputa, Itamar Caiado/PMDB. Toda a cidade de Jussara sabe e reconhece a vitória de Claudio Meirelles ao apoiar a prefeita eleita Tatiana, numa vitória que repercute ainda hoje em toda a região.

PREFEITOS ALIADOS FORAM ELEITOS EM OUTRAS REGIÕES
A força da liderança de Meirelles ficou consolidada na região com a vitória dos seus candidatos em Matrinchã Daniel Antônio/PTB, Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira/PP, Britânia Carlos Cunha/PP e Aragarças Aurélio Mendes/PSDB, e ainda, claro, de Jussara Tatiana Santos/PSB. Mas outros prefeitos aliados do deputado  foram eleitos, como Rogério Sandim/PTC em Acreúna, Suely/PTC em Montividiu, João Neto/PTC em Cavalcante, Hélio Raimundo/PSD em Vila Boa e tantos outros, além, claro, de vários vice-prefeitos e vereadores.

HÉLIO RAIMUNDO É ELEITO EM VILA BOA

Hélio Raimundo/PSD
O município goiano de Vila Boa, no entorno de Brasília, teve um ciclo político/administrativo de 16 anos quebrado com a eleição do prefeito Hélio Raimundo/PSD e do seu vice Rubens Francisco Lopes/PTC. O atual prefeito, eleito para um mandato tampão de forma indireta pela Câmara, Antônio Amauri Malaquias de Pinto/PDT apoiou o prefeito eleito Hélio Raimundo e está garantindo uma transição tranquila ao sucessor.
PREFEITO JÁ TRABALHA PELO MUNICÍPIO E GARANTE R$ 2,8 MILHÕES PARA COLÉGIO
Hélio Raimundo tem se preocupado em garantir já alguns recursos através de emendas parlamentares e outras fontes das esferas estadual e federal. O prefeito participou de uma reunião com o governador Marconi Perillo, considerada muito satisfatória, mas reuniu-se ainda com o deputado estadual Claudio Meirelles/PR, e com os deputados federais Thiago Peixoto e Vilmar Rocha, ambos do PSD. Dessas reuniões já estão garantidos os recursos para a construção e implantação do Colégio modelo Educação Século XXI, orçado em cerca de R$ 2,8 milhões.
INÍCIO DE UMA NOVA HISTÓRIA PARA VILA BOA
O prefeito Hélio Raimundo/PSD sabe que terá de reconstruir Vila Boa, começar do zero, já que a cidade tem pouco asfalto construído, não tem rede de esgoto, e receberá uma administração sucateada ao longo dos tempos, mas que “... a partir de primeiro de janeiro, Vila Boa terá o início de uma nova história”, garante o prefeito, animado e disposto ao trabalho.
PREFEITO ELEGE MAIORIA NA CÂMARA
O prefeito eleito conseguiu eleger a maioria da Câmara de vereadores: Narciso Dourado/PSD, Dison/PSD, Leandro Cana Planta/PTC, Juninho da Danceteria/PSD, Marília Machado/PDT e a oposição, com a minoria: Luiz Moura/PMDB, Leonesa/PP, Duda/PSB, Carlim da Nana/PT. Segundo o vereador eleito Leandro/PTC “... Vila Boa terá uma ótima administração já que o prefeito eleito é trabalhador, conhece o município e o povo, e o vice também é um grande administrador, são dois homens experientes, e isto vai fazer a diferença!” arremata o vereador. Leandro participou de sua primeira eleição se elegendo vereador pelo PTC, pretende atuar firme para gerar mais empregos no município e também para melhorar os serviços na área da saúde para a população e ainda apoiar os jovens na educação, principalmente no acesso ao ensino superior.
Rubens Francisco Lopes/PTC
UM VICE-PEFEITO ATUANTE
O município de Vila Boa terá uma administração forte com muito trabalho e união, como é notado na parceria entre o prefeito eleito e o seu vice, Rubens Francisco Lopes/PTC, que tem participado firme das reuniões e contatos feitos com lideranças e autoridades em busca de recursos para a nova gestão que será implantada a partir de janeiro. Rubens assegura que o prefeito fará uma boa administração e que será parceiro leal em todas as ações, sempre a disposição para colaborar.

Marconi participa de seminário que discutirá controle das contas públicas


Adriana Marinelli
Goiânia - Prevista para terça-feira (27/11), a abertura do Seminário Transição de Mandato e Controle das Contas Públicas contará com a presença do governador Marconi Perillo. A solenidade acontecerá a partir das 9 horas e será realizada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), o seminário tem o objetivo de orientar os atuais gestores e os novos eleitos sobre os procedimentos e cuidados a serem observados na transição de governo para minimizar possíveis efeitos danosos dessa passagem, sem prejuízo a prestação dos serviços públicos.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-GO), o seminário tem como público-alvo: prefeitos e vereadores atuais e os eleitos; secretários municipais atuais e futuros; presidentes de Câmaras; controladores internos; assessores contábeis e jurídicos.

JUIZ JULGA IMPROCEDENTE AÇÃO CONTRA SELMA BASTOS EM GOIÁS

Selma Bastos, prefeita eleita da Cidade de Goiás
Segundo o Advogado Wemerson Argenta Santhome as ações de investigações judicial eleitoral promovida pelo PSDB em desfavor da Selma e Rogério, tendo como tema, a captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e uso ou cessão de bem publico (reunião na Emater Regional) foram julgados IMPROCEDENTES pelo Juiz Eleitoral, Dr Silvano.
Perderam de forma massacrante nas urnas, através do voto popular, agora perdem também no Judiciário. E no final desses processos, o Departamento Jurídico da Selma e Rogério sai vitorioso em todos processos que representaram os interesses de seus clientes. 

domingo, 25 de novembro de 2012

SELMA BASTOS: CIDADE DE GOIÁS ELEGE A PRIMEIRA PREFEITA MULHER EM 280 ANOS DE HISTÓRIA


A professora Selma Bastos (PT) da Coligação Saúde Goiás entra para a história da Cidade de Goiás, como a primeira mulher a se eleger prefeita. A antiga capital do Estado, cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade elegeu Selma com 8.447 votos, 53,26% dos votos válidos, Gustavo Izac (PSDB) teve 5.573 votos, 35,14% e Zé Carlos Curado (PMDB) somou 1.839 votos, 11,60% dos votos válidos.
A grande renovação na política da velha Vila Boa ocorreu também na Câmara Municipal, sendo eleitos sete novos vereadores, com apenas duas reeleição: Zilda Lôbo e Zecão. Os eleitos para a Câmara de Vereadores foram: Aderson – PT, 785 votos, Zezinho – PT, 649 votos, Dra. Thalyta – PMDB, 507 votos, Celino do Só Gelo – PTC, 491 votos, Zecão – PMDB, 462 votos, Pra. Márcia – PTB, 423 votos, Eliane de Bastos – PV, 408 votos, Elizeu dentista – PSDB, 399 votos e Zilda Lôbo – PP, 321 votos.


PTC FOI IMPORTANTE NA VITÓRIA DE SELMA BASTOS
A professora Selma Bastos/PT foi eleita prefeita da Cidade de Goiás apoiada por um conjunto de forças envolvendo lideranças, segmentos da sociedade e vários partidos coligados, entre os quais o PTC-PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO. O presidente do PTC no município, Eurico da Veiga Jardim Neto, fez um grande trabalho fortalecendo a agremiação, que entrou na coligação com uma chapa forte de candidatos a vereadores, elegendo Celino Só Gelo, com 491 votos, o quarto mais votado, sendo que a candidata Vilma Veiga, com 430 votos, a sexta mais votada entre todos os candidatos, não se elegeu por conta da legenda insuficiente para a conquista de mais uma vaga. Os demais candidatos do partido foram Renato com 312 votos, Angélica de Castro com 127, Washington com 81 e André Mecânico com 60 votos.

Eurico tem acompanhado os contatos da prefeita eleita em vários segmentos e esferas governamentais, federal e estadual, como Ministério da Saúde, Ministério das Cidades e na EMBRATUR, com o objetivo de garantir recursos que serão investidos. O presidente do PTC, “... está animado e certo de que Selma e sua equipe farão uma grande administração, são pessoas de trabalho, de responsabilidade e que conhecem o município e que será necessário retirar Goiás do fundo do poço, reerguer a cidade.” Arremata Eurico.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relator poupa Delta e quer indiciamento de Marconi Perillo, que se apega a liminar do STF

O relatório da CPI do Cachoeira deve ser apresentado amanhã com pedido de indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Incentivada 
pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criada há mais de seis meses com o apoio dos partidos da base aliada, a Comissão Parlamentar de Inquérito deverá poupar a Delta Construções, empreiteira cujos diretores estavam ligados ao esquema de fraudes em licitações do contraventor Carlos Augusto Ramos. Também serão indiciados o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), e o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).


Perillo ainda tenta evitar ser acusado formalmente pela CPI. Ontem, obteve uma decisão do Supremo Tribunal Federal que, nas palavras de seus advogados, impediria que o indiciamento ocorresse. A liminar foi dada pelo ministro Marco Aurélio Mello. O relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), chegou a pedir um parecer para respaldar sua decisão de fazer o indiciamento. No mandado de segurança, os advogados de Perillo pedem a concessão da liminar para determinar à CPI que "se abstenha de o convocar, conduzir, investigar ou indiciar". No mérito do recurso, a defesa pede a confirmação da decisão liminar.

"Para mim, a decisão do STF compreende tudo. Se o governador não pode sequer ser convocado, o indiciamento dele seria em razão de uma convocação dos elementos colhidos em relação a isso", afirmou o advogado Marcos Mundim, um dos defensores de Perillo. "Como se pode fazer mais, se não pode menos?", questionou ele. Segundo o ministro Marco Aurélio, porém, mesmo com a liminar, o governador pode, sim, ter o pedido de indiciamento feito no relatório final da CPI.

Cunha também pretende pedir o indiciamento de todos os depoentes que se recusaram a falar nas audiências da CPI. Ele está convencido de que os tentáculos da organização criminosa comandadas por Cachoeira eram muito fortes no governo goiano. Apesar de reconhecer que a organização tentou entrar em outros governos estaduais, Cunha decidiu poupar os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz.

Máfia. Para o relator, o esquema ilegal comandado por Cachoeira tem semelhanças com a máfia. Além do jogo do bicho, a organização criminosa tem negócios legalmente constituídos para criar condições de lavar dinheiro de origem ilegal e age para cooptar agentes políticos.

No documento final, a CPI não avança na investigação das movimentações financeiras suspeitas feitas pela Delta Construções com mais de duas centenas de empresas. Contrário à ampliação das investigações sobre a construtora carioca, Cunha deverá sugerir a abertura de uma nova comissão de inquérito para apurar o rastro de eventuais ilegalidades cometidas pela empreiteira em todo o País.

Cunha também pretende apontar no relatório as 37 empresas que têm ligação com o esquema de Cachoeira. A comissão averiguou que pelo menos 21 empresas serviram à organização criminosa. Dessas, cinco são com certeza fantasmas: Alberto e Pantoja, Adécio e Rafael, Brava Construções, JR Prestadora de Serviços, Construtora Veloso e Conceição.

Antes mesmo de conhecer o teor do relatório, os parlamentares do chamado bloco "independente" da CPI - integrado na maior parte por políticos de oposição - avisaram que vão apresentar um relatório paralelo. Integrado pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) e pelos deputados Rubens Bueno (PPS-SP) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o bloco também anunciou que vai ingressar na Procuradoria-Geral da República com uma representação pedindo o aprofundamento da investigação das relações de Cachoeira com agentes públicos fora do Estado de Goiás.

A CPI do Cachoeira foi criada como um antídoto ao julgamento do mensalão e com a determinação de atingir os tucanos. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a gravar vídeo vinculando a CPI com a estratégia do PT de neutralizar o escândalo do primeiro mandato de Lula, que começou a ser julgado em agosto. A antiga cúpula do PT e o ex-ministro José Dirceu foram condenados, inclusive à prisão.

Ex-prefeito de Bela Vista tem direitos políticos suspensos e terá que fazer ressarcimento aos cofres públicos

O ex-prefeito de Bela Vista de Goiás, José Eduardo Ferreira Campanhã, foi condenado ao ressarcimento integral de danos causados a
os cofres públicos, teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos e ainda está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais pelo prazo de três anos.


A ação por improbidade administrativa foi proposta pelo promotor de justiça Carlos Vinícius Alves Ribeiro, em razão de Campanhã, na condição de prefeito, ter colocado o seu nome em alguns serviços prestados pela prefeitura com caráter promocional.
Foi o caso, por exemplo, da compra de uniformes dos trabalhadores do serviço de limpeza urbana, custeados pela prefeitura, com os dizeres “Adm. Eduardo Campanhã”.

Em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social do município, destinado a crianças carentes, uniformes de funcionários e atendidos também receberam a mesma inscrição, sendo que a cor das peças também foi a mesma escolhida durante sua campanha política, considerada, portanto, sua marca registrada.

MPF/GO: prefeitos em fim de mandato devem prestar contas dos convênios firmados com União


A recomendação foi expedida a 43 municípios de atribuição da Procuradoria da República em Anápolis.

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria da República em Anápolis, instaurou procedimento administrativo para que os prefeitos eleitos em 2008 e que encerram sua gestão neste ano realizem a prestação de contas de todos os convênios firmados com o governo federal durante o mandato municipal.

Os diversos convênios, contratos de repasse e instrumentos correlatos firmados entre os municípios e a União, tornam obrigatória a prestação de contas por meio dos gestores municipais, em razão dos princípios da publicidade, lealdade e moralidade que regem a administração pública. A recomendação foi expedida a 43 municípios de atuação da Procuradoria da República em Anápolis.

O MPF também recomenda que, caso o vencimento do prazo para prestação de contas seja após o dia 31 de dezembro, toda a documentação seja providenciada para que o respectivo sucessor ao cargo de prefeito realize os procedimentos necessários. Os municípios possuem um prazo de 20 dias para manifestação quanto ao acatamento da recomendação.

“Em que pese a recomendação não ter caráter impositivo, o instrumento tem o poder de cientificar os prefeitos das consequências jurídicas decorrentes da não prestação de contas, bem como da necessidade de manutenção dos documentos pertinentes na sede da prefeitura”, afirmam os procuradores da República Ana Paula Fonseca de Goes Araújo e Rafael Paula Parreira Costa, autores da recomendação.

Os 43 municípios que receberam a recomendação são: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte,  Amaralina, Barro Alto, Bonópolis, Campinaçu, Campinorte, Campo Limpo,Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Ceres, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Estrela do Norte, Formoso, Gameleira de Goiás, Guarinos, Hidrolina, Ipiranga de Goiás, Mara Rosa, Minaçu, Mundo Novo, Mutunópolis, Niquelândia, Nova América, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Iguaçu de Goiás,  Novo Planalto,Ouro Verde de Goiás,Pilar de Goiás, Porangatu, Rialma, Rubiataba, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás,São Luiz do Norte, São Miguel do Araguaia, Uirapuru e Uruaçu.

domingo, 18 de novembro de 2012

Compra de votos: Promotora de Crixás requer pagamento de pena pecuniária

Dr. Carlos de Seixo Brito Junior
A promotora de Justiça Tamara Cybelle Marques Oliveira do Amaral interpôs embargo de declaração visando que o juízo da comarca de Crixás também imponha o pagamento de pena pecuniária a Vera Lúcia Ribeiro Araújo de Brito, ex-secretária de Assistência Social do município, pelo envolvimento na compra de votos para o pleito de 2012.

Conforme esclarece a promotora, ação de investigação judicial proposta pelo Ministério Público de Goiás requereu a condenação do prefeito Olímpio César de Araújo Almeida; da secretária de Assistência Social, Ozeni Ribeiro de Amorim, do comerciante Jovercino Ferreira de Assunção e também de Vera Lúcia Ribeiro. Contudo, apesar de acolhido o pedido liminar reconhecendo a responsabilidade de todos os representados, deixou-se de fixar a sanção pecuniária à ex-secretária.

Segundo recorda a promotora, um procedimento administrativo apurado pelo MP apontou a distribuição de cestas básicas a pessoas carentes, com a intenção de beneficiar o candidato a prefeito Carlos de Seixo Brito Júnior/PSDB. A distribuição, feita no estabelecimento “Mercearia Popular”, de propriedade de Jovercino Ferreira, foi de mantimentos adquiridos pela Secretaria de Assistência Social.

A prática é conduta vedada a agente público prevista no artigo 73, parágrafo 4º da Lei nº 9.504/1997, que proíbe “fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo poder público”.

Na sentença, proferida no dia 23 de outubro, o juiz Decildo Ferreira Lopes julgou procedente o pedido formulado pelo promotora e cassou o registro de candidatura de Vera Lúcia Ribeiro, declarando a inelegibilidade dela pelo prazo de oito anos. Também decretou a inelegibilidade de Olímpio César de Araújo, Ozeni Ribeiro e Jovercino Ferreira por oito anos e condenou apenas os três ao pagamento de multa no valor de R$ 5.320,50. (Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

IPM de 2013 beneficia 119 municípios

Secretário da Fazenda Simão Cirineu comanda reunião
do Coíndice
Aprovado por maioria de membros do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice),  o Índice de Participação dos Municípios  de 2013. Em relação ao índice deste ano, o novo aumenta a receita de 199 dos 246 municípios goianos. Em 47 municípios haverá perdas.
Essa foi a primeira vez que o ICMS Ecológico entrou na partilha do ICMS dos municípios. Ele corresponde a 5% da cota e teve parcela de 3,75% distribuída de forma igualitária. Os municípios devem receber no próximo ano R$ 2,9 bilhões de ICMS, o que corresponde a aumento de 11% em relação à receita de 2012, segundo cálculos do secretário da Fazenda e presidente do Coíndice, Simão Cirineu Dias.
O Coíndice antecipou a preparação do IPM provisório deste ano, de julho para maio, o que permitiu antecipar também a votação do índice definitivo, que estava prevista para dezembro. A regra será seguida no próximo ano. O deputado Misael Oliveira e o prefeito Gilson Teixeira, de Inaciolândia votaram contra. O IPM vigora em 1º de janeiro por período de um ano.

Veja nas tabelas anexas como ficou a distribuição do IPM definitivo para parte
 das cidades goianas.


                                              IPM DOS 20 MAIORES MUNICIPIOS
ClassificaçãoMunicípioÍndice Final
1GOIÂNIA16,10
2ANÁPOLIS7,73
3RIO VERDE5,07
4CATALÃO4,69
5SENADOR CANEDO4,65
6APARECIDA DE GOIÂNIA3,38
7JATAÍ2,30
8ITUMBIARA1,67
9SÃO SIMAO1,56
10LUZIÂNIA1,42
11ALTO HORIZONTE1,34
12MINAÇU1,14
13MINEIROS1,12
14QUIRINÓPOLIS1,09
15NIQUELÂNDIA1,06
16CRISTALINA1,05
17GOIATUBA0,86
18SANTA HELENA DE GOIAS0,85
19GOIANÉSIA0,77
20FORMOSA0,75
                               



















                                       IPM DOS 10 MUNICIPIOS COM MAIORES GANHOS
ClassificaçãoMunicípioAcréscimo (%)
1DAVINÓPOLIS134,17
2CAÇU65,24
3IPIRANGA DE GOIÁS53,7
4LAGOA SANTA44,51
5GOUVELANDIA41,27
6PALMINÓPOLIS41,27
7TROMBAS37,17
8NOVA AMERICA36,56
9MAMBAI36,54
10ANHANGUERA36,4









                               
                                
                                            IPM DOS 10 MUNICIPIOS COM PERDAS
ClassificaçãoMunicípioDecréscimo (%)
1ARUANÃ-33,7
2JATAÍ-33,29
3ITUMBIARA-32,38
4LUZIÂNIA-31,14
5ALEXANIA-21,82
6VICENTINÓPOLIS-16,35
7MAURILANDIA-15,46
8BOM JESUS-15,2
9CACHOEIRA DOURADA-13,86
10OUVIDOR-12,3

Greve da Polícia Civil chega ao fim

Movimento teve início em 22 de outubro. Expediente normal será retomado a partir de segunda-feira (19).
Após 26 dias de braços cruzados, chega ao fim a greve dos agentes e escrivães da Polícia Civil. A categoria determinou o fim da paralisação em uma assembleia extraordinária entre representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO) e União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci), realizada na tarde desta sexta-feira (16), no pátio das delegacias especializadas. O movimento grevista teve início em 22 de outubro.

Neste final de semana, os policiais vão trabalhar em regime de plantão, retomando o expediente normal a partir de segunda-feira (19). A categoria vai avaliar se adotará   esquema de mutirão para colocar em dia a demanda não atendida durante o período de paralisação.
Na última quarta-feira (14), um acordo para o fim da paralisação dos Policiais Civis do Estado foi firmado durante reunião entre a Secretaria Estadual de Segurança e a União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci).

No acordo, entre outras coisas, ficou acertado que o governo tem disponível R$ 4,7 milhões para o pagamento das promoções, que serão pagas em três parcelas: em dezembro deste ano, em março e em maio do ano que vem, e não em parcelas a partir de abril como o governo queria inicialmente. Será criada ainda este mês uma comissão, da qual o secretário Joaquim Mesquita fará parte, para discutir questões como piso salarial, reestrutura da carreira do policial civil e o tamanho do efetivo .
Fonte: O Popular

sábado, 17 de novembro de 2012

PREFEITO DO FAINA REÚNE COM DEPUTADA FLÁVIA MORAIS

Deputada Flávia Morais e prefeito eleito do Faina Paulinho
do Lino selam parceria.
O prefeito eleito de Faina, Paulinho do Lino/DEM faz uma série de visitas a lideranças e autoridades, já pensando em viabilizar recursos para obras importantes no município. 
Em visita que fez à deputada federal Flavia Morais/PDT, o prefeito eleito conheceu a realidade em relação aos recursos aportados para o município junto ao Governo Federal. Dessa forma foi possível relacionar as obras prioritárias e procurar garantir a sua execução.

A deputada Flávia Morais reforçou a disposição de ajudar o município e estará ao lado do prefeito Paulinho do Lino nessa luta na esfera federal no sentido de garantir os recursos necessários, sejam através de emenda parlamentar, ou mesmo convênios e outras formas existentes.
Pulinho do Lino manifestou satisfação nesta reunião que teve com Flávia Morais, saindo bastante otimista do encontro que aconteceu no escritório de representação da deputada em Goiânia.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PREFEITO DE JUSSARA RETORNA AO CARGO

Prefeito Paulo Carvalhaes retorna ao cargo em
Jussara-GO

STJ DECIDE PELO RETORNO DO PREFEITO A PREFEITURA
O prefeito de Jussara, Paulo Carvalhaes, retorna ao cargo no dia 1º de novembro, após ficar afastado desde 29 de junho. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Promotor de Jussara, já que não foi constatado o envolvimento dele em irregularidades administrativas investigadas pelo Ministério Público.

PREFEITO COLABOROU COM JUSTIÇA E NOMEIA COMISSÃO DE TRANSIÇÃO
O prefeito Paulo Carvalhaes diz ter colaborado com a Justiça em suas investigações em tudo que lhe foi possível, já que seu maior desejo era que os fatos fossem devidamente investigados e todas as dúvidas esclarecidas perante a população e as autoridades competentes. Satisfeito com o desenrolar dos fatos, pensa agora em apresentar  para o povo de Jussara uma prestação de contas com todas as realizações de sua administração, e diz também que entregará a prefeitura com as contas sanadas, à sua sucessora, a prefeita eleita Tatiana, “...ela receberá a prefeitura em perfeitas condições administrativa, redondinha. As portas já estão abetas para ela e sua equipe de transição” destaca. A Comissão de Transição Administrativa já tem os membros indicados pela prefeita eleita Tatiana e o prefeito diz nomear os membros que lhe cabe em breve, achando justo que as portas da prefeitura sejam abertas à futura administração desde já, e todas as informações necessárias sejam fornecidas. A comissão será composta por seis membros, três indicados pela prefeita que entra e três indicados pelo prefeito que sai.

VICE-PREFEITO EM EXERCÍCIO NO CARGO DE PREFEITO NÃO ACEITOU TRANSIÇÃO
O vice-prefeito Vilson Santos/PSDB, que assumiu o cargo durante o período em que o prefeito Paulo Carvalhaes esteve afastado, estranhamente, não aceitou a indicação da Comissão de Transição proposta pela prefeita eleita, conforme informação de sua assessoria. O fato lamentável repercutiu bastante na cidade, já que o vice-prefeito Vilson Santos apoiou a candidata derrotada, Maria Amélia/PSDB.

Programa Rodovida: Obras que serão realizadas.
ASFALTO PARA JACILÂNDIA É MOTIVO DE SATISFAÇÃO
O prefeito Paulo Carvalhaes, cujas raízes na região estão fincadas no distrito de Jacilândia, que pertence ao município de Itapirapuã, onde exerceu atividades como produtor rural, diz estar satisfeito com a licitação da estrada que liga Jussara a Jacilândia, a GO-324, com percurso de trinta quilômetros. A obra será realizada pelo Programa RODOVIDA do Governo de Goiás, com recursos do BNDES. O prefeito foi um grande batalhador, lutou muito pela realização desta obra importante para a região. 

Quatro são presos com mais de R$ 6 mil em notas falsas em Acreúna (GO)

Adriana Marinelli, site A REDAÇÃO
Goiânia - Depois de denúncias de comerciantes do município da Acreúna (GO), quatro homens foram presos, na noite de quarta-feira (14/11), com R$ 6.360 em notas falsas. De acordo com o que foi divulgado pela Polícia Militar (PM), a quadrilha foi detida por volta das 23h30, na Rua M-8, no centro do município.

Identificados como Jardenson, Antônio, Marcos e Raliston, os quatro estavam em um veículo Golf quando foram abordados pelos policiais. Segundo a PM, foram apreendidas 318 notas de R$ 20 falsas. Comerciantes fizeram a denúncia depois que os integrantes da quadrilha fizeram compras utilizandos as cédulas.

O grupo foi levado para a sede da Polícia Federal (PF) de Jataí (GO), onde foi autuado por falsificação de dinheiro.

Moeda comemorativa da Cidade de Goiás custa R$ 180

Goiânia - Lançada oficialmente na quinta-feira (15/11) em cerimônia realizada no Palácio Conde dos Arcos, a moeda comemorativa da cidade de Goiás, que tem valor de R$ 5, custará R$ 180.

Conforme foi divulgado pelo Banco Central (BC), a moeda foi cunhada em prata, tem diâmetro de 40 milímetros e peso de 21 gramas. Ela poderá ser adquirida pela internet ou nas regionais do BC.
Inicialmente foram fabricadas duas mil moedas, mas, segundo o BC, a tiragem pode chegar a dez mil peças. A moeda traz em destaque no anverso a casa onde morou Cora Coralina. Do outro lado, um detalhe do casario típico da região ilustra um trecho do poema “Minha Cidade”, de Cora.

A moeda faz parte da série Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil, que já lançou moedas comemorativas relativas a Brasília, em 2010, e Ouro Preto, em 2011. Ainda estão previstas moedas de Diamantina (MG), Salvador, Olinda (PE) e São Luís (MA).

Marconi diz que não pressiona deputados


Governador diz fazer sua parte e espera que eles continuem cumprindo seu dever como parlamentares que representam a sociedade
MARINA DUTRA, Jornal O HOJE
Um dia após os deputados terem realizado uma força-tarefa para garantir o quórum na Assembleia Legislativa e destravar a pauta, o governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou que não tem feito qualquer tipo de pressão para que os parlamentares agilizem a aprovação de matérias, principalmente as enviadas pelo Executivo. As causas do “recesso branco” seriam as insatisfações de determinados deputados com a reforma do secretariado do governo, além da tentativa da bancada de oposição de obstruir as votações para prejudicar a aprovação de projetos polêmicos da Governadoria. 
Questionado se espera que os parlamentares aprovem de agora em diante as matérias do governo depois do “destravamento” das pautas, o tucano disse que essa é uma tarefa que compete somente ao Poder Legislativo. “Eu não tenho pressionado, não tenho pedido para agilizarem a aprovação de matérias. Essa é uma tarefa que compete, independente das matérias do governo, ao Poder Legislativo. Eles estão lá buscando avaliar, aprovar ou rejeitar as matérias do governo”.
Marconi disse que o governo tem feito a sua parte, que é enviar à Assembleia Legislativa projetos que “sejam importantes para aprimorar a nossa legislação e importante para a vida do povo”. “O que eu espero é que os parlamentares continuem fazendo a sua parte, cumprindo o seu dever como parlamentares que representam a sociedade”.
O líder do governo, Helio de Sousa (DEM), nega que o travamento da pauta foi ocasionado pela insatisfação de alguns parlamentares que estão receosos em perder poder e espaço no governo com a reforma do secretariado. Ficou acertado com a base que os parlamentares priorizem as votações às terças e quartas-feiras.
Apesar de a situação ter se comprometido a garantir quórum nas sessões, ela deve enfrentar obstáculos por parte da bancada oposicionista. Na terça-feira, a oposição aproveitou-se da fragilidade da base aliada para prolongar, sem pressa, a discussão dos projetos em tramitação.

Mais de 13 mil acordos em todo o Estado


Os acordos durante a 7ª Semana de Conciliação alcançaram valores de mais de R$ 15 milhões
ANGÉLICA QUEIROZ, Jornal O Hoje
Em cinco dias, 13.716 acordos fechados, 85% dos 16.078 processos analisados até segunda-feira durante 7ª Semana de Conciliação coordenada pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que terminou ontem. Para o juiz Sandro Cássio de Melo Fagundes, coordenador do 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, os números são bastante positivos e a iniciativa conseguiu atender à meta de manter a alta taxa de acordos. Só na capital, existem 500 mil processos tramitando – 5 mil por juiz.
O advogado Orsidnei Orrico Junior esteve na Feira da Estação, um dos pontos de conciliação, na manhã de ontem para fechar um acordo. Saiu do lugar com seu processo resolvido. Ele negociava uma revisional sobre juros abusivos no parcelamento da compra de um carro, que tramitava desde 2009. Segundo ele, por vias normais, a solução da situação demoraria pelo menos mais três anos. “É muito legal esse tipo de iniciativa. O banco aceitou minha proposta e todo mundo vai sair daqui satisfeito”, comenta.

R$ 15 milhões
Os acordos alcançaram valores de mais de R$ 15 milhões em todo o Estado. Seguro DPVAT, recisão de contratos, pensão atrasada, despejo, cobrança de dívidas e processos pré-processuais estão entre os mais procurados pelas pessoas que foram aos postos de atendimento na Estação Goiânia, no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis e no Campus V da PUC-GO, em Goiânia – além de Rio Verde e Caldas Novas, que este ano também participaram da Semana de Conciliação.
Só os atendimentos pré-processuais, quando ainda não existe processo e a pessoa pode resolver sem a presença de advogado, foram cerca de mil, envolvendo processos de executivo-fiscal, ligados a ações de cobrança do Estado e município – Saneago, Celg, bancos, débitos com a prefeitura e outros. Para o juiz Sandro, a grande procura por acordos nessas ações de deve às condições de pagamento, com o parcelamento e redução de juros.
O juiz ressalta que o mutirão tem o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo. “É sempre bom poder resolver os problemas dessa forma. Tentamos fazer isso sempre que possível”, afirma. Muita gente deixou para a última hora e teve de enfrentar longas horas de espera ontem. Quem não encarou a fila logo cedo não conseguiu resolver seus processos. Para esses e também para quem não pôde procurar um dos pontos durante a Semana de Conciliação, Sandro lembra que o Tribunal de Justiça faz conciliações diariamente, basta que a parte interessada peça a seu advogado para solicitar o acordo junto ao juiz ou faça uma solicitação pela internet.

ZÉLIA FAZ FESTA DA VITÓRIA E RECEBE PREFEITOS ELEITOS DA REGIÃO.

Churrasco servido aos presentes
Uma grande festa realizada no Parque de Exposição Agropecuária marcou a comemoração da vitória, nas eleições municipais, da prefeita eleita de Itapirapuã, Zélia Camelo de Oliveira e de seu vice, José de Souza Caldas. Os vereadores eleitos Juninho da Jacilândia, Ozana Avelino, Suerley Gonçalves Nascimento e Adão do Vandão, também estiveram presentes comemorando suas vitórias.
Foram armadas tendas juntos aos galpões, onde foram servidos o farto churrasco, cerveja e refrigerante, à grande multidão que compareceu tudo ao som de artistas da cidade e também da região. Muita alegria nesta festa, onde a organização foi notável, sem nenhum tumulto.

Prefeitos eleitos da região: Carlos Cunha/PP/Britânia,
Tatiana/PSB/Jussara, Zélia/PP/Itapirapuã e Daniel/PTB/
Matrinchã.
PREFEITOS ELEITOS DA REGIÃO COMPARECEM À FESTA DE ZÉLIA
Visitantes ilustres marcaram presença, entre eles, o prefeito eleito de Britânia, Carlos Cunha/PP, de Matrinchã Daniel/PTB e de Jussara, Tatiana/PSB, e ainda os vereadores eleitos de Jussara, Juesmar Garcia/PTC e de Campo Alegre, Juranda/PMDB. Todos os prefeitos eleitos afirmaram em suas palavras a disposição, para juntos a Zélia, lutarem por uma maior integração entre os municípios, todos vizinhos, na busca por melhorias para a região.

Deputado Claudio Meirelles prestigia o evento.
DEPUTADO CLAUDIO MEIRELLES REAFIRMOU PARCERIAS NA REGIÃO
O deputado estadual Claudio Meirelles/PR, grande vitorioso na região com a eleição de prefeitos em vários municípios, como Itapirapuã, Jussara, Matrinchã, Britânia e Aragarças, marcou presença trazendo a mensagem de companheirismo junto aos prefeitos eleitos em busca de benefícios e obras. O deputado desejou sucesso aos prefeitos eleitos presentes na festa em Itapirapuã, reafirmando a disposição de estar ao lado dos companheiros, contribuindo por boas gestões em seus respectivos municípios.

ZÉLIA AGRADECE AO POVO ITAPIRAPUENSE
A prefeita eleita de Itapirapuã, Zélia Camelo de Oliveira, agradeceu mais uma vez ao povo itapirapuense pela grande vitória na eleição, reforçando o compromisso de fazer uma grande administração, com muitas realizações, para marcar época, já que é a primeira mulher a administrar o município. Zélia agradeceu a presença dos prefeitos eleitos nas cidades vizinhas destacando a importância de uma integração forte para o desenvolvimento da região.

PREFEITA ELEITA DESTACA COMPANHEIRISMO DO DEPUTADO CLAUDIO MEIRELLES
A prefeita eleita destacou a importância do companheirismo de Claudio Meirelles na sua vitória, mas principalmente na futura gestão, quando inúmeras obras deverão vir para Itapirapuã, com a ajuda também do deputado. O vice-prefeito José de Souza também fez seus agradecimentos pela vitória nas urnas e colocou-se a disposição da nova administração para colaborar pelo sucesso de Itapirapuã.
Fonte: "O Itapirapnese"