terça-feira, 23 de abril de 2013

Cláudio Meirelles cumpre agenda concorrida durante a semana


O deputado Cláudio Meirelles (PR), durante esta semana, entre os dias 16 e 18 de abril, cumpriu agenda bastante concorrida e se revezou entre audiências, reuniões, eventos, encontros e sessões ordinárias.
Na terça-feira, 16, Cláudio Meirelles participou de uma audiência com o presidente da Agecom, Igor Montenegro, às 9 horas, e, ainda na manhã, participou do III Fórum de Desenvolvimento, Federalismo e Dívida do Estado e o lançamento do Movimento Goiano em Defesa da Aplicação de 100% dos Royalties do Petróleo para a Educação.

Também pela manhã o deputado se reuniu, em seu escritório político, com o prefeito de Pontalina, Milton Ricardo. No período vespertino, compareceu à sessão ordinária às 15 horas.

Na quarta-feira, 17, às 9 horas, o deputado participou de audiência na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), com o coordenador-geral, Afrêni Gonçalves Leite, e o ex-prefeito de Doverlândia, Ipácio Divino de Oliveira. Às 10 horas, Cláudio Meirelles compareceu a reunião com o secretário de Estado de Articulação Institucional, Daniel Goulart, e, em seguida, às 10h30, participou de audiência com o secretário de Articulação Política de Goiás, Sérgio Cardoso, acompanhado do vereador de Bela Vista, Carlos Tigrão, e o ex-prefeito de Doverlândia. À tarde, esteve presente na sessão ordinária.

Na quinta-feira, 18, o governador Marconi Perillo o convidou para a solenidade de abertura do Governo Itinerante “Governo Junto de Você”, às 9 horas. No período da tarde, participou da sessão ordinária e, logo após, às 17 horas, participou de audiência com o vice-presidente e diretor de Assuntos Regulatórios da Celg, Orion Andrade de Carvalho, acompanhado da ex-prefeita de Maurilândia, Edjane Alves.
Fonte: Carla Adriana - Assessoria de Imprensa

sábado, 20 de abril de 2013

Oposição Democrática ou Sede de Vingança - A Política em Jussara.


Na política quem torce para o mandato de um político dar errado, não só é mau e quer o mal da coletividade como também é egoísta e fanático (isso ocorre em Jussara?)

Por Dr. Eudes Carneiro (advogado - AVB)

"Analisando perfunctoriamente e imparcialmente o processo político da cidade de Jussara, torceria como torço, para que ocorresse ou ocorram mudanças sociais efetivas e o processo político seja amadurecido, dando azo a democracia plena, independente, e justa, independente de qual o candidato que obtivesse ou obteve a vitória nas eleições que se passaram, fosse o Itamar Caiado, fosse a Maria Amélia, fosse a Tatiana (como foi), não torceria de maneira alguma, para que o governo de nenhum dos três desse errado, pelo contrário, seria um esperançoso para que desse certo, independente de quem fosse o ganhador, mas infelizmente para uma grande parte de pessoas ignorantes e egoístas, que somente pensam no seu bem estar e no seu lado, e não tem uma visão de sociedade, de coletividade, e não enxergam num governo um representante da coletividade e sim de interesses pessoais e familiais, esses torcem para que o governo dê errado, criticam tudo, falam mal de todos, sem enxergar que se um governo dá certo, independente da pessoa que o ocupe, trará um grande bem para a sociedade, e todos nós fazemos parte dela, isso quer dizer, que se a prefeita Tatiana fizer um bom governo, ela não fará um bom governo para alguns, ela fará um bom governo para todos, essa é a diferença de se ter uma visão hipócrita e egoísta do processo político e de se ter uma visão realista e social, ou seja, se a cidade melhora , melhora para todos, seja de que lado político esteja o cidadão, e um governo justo não pode ser feito somente acampando algumas pessoas e algumas famílias, ele tem que acampar a todos.

Fico enojado de pessoas que torcem para o governo da prefeita Tatiana dar errado, ou que criticam sem conhecimento de causa, e não sabe o estado arrasador que fora encontrada essa prefeitura, e que somente torcem para ela se dar mal por inveja, ou por intriga pessoal, por fanatismo ou por amizade com os outros candidatos, pois além de qualquer amizade pessoal, o bem da coletividade é mais importante do que o meu bem pessoal, mas infelizmente muita gente egoísta e maldosa não pensa dessa forma.

Criticas sempre são bem vindas no processo político democrático, e devem ser feitas, pois ajudam a amadurecer a democracia, o que não pode haver é ódio, fanatismos pessoais, e desejos viciosos, pelo simples prazer de que se meu candidato não ganhou eu quero que o outro se foda.

A prefeita Tatiana é muito honesta, está sendo perseguida por ignorantes e por pessoas que não encontram na derrota motivos para crescer, e tem sede de vingança, e não se importam em cooptar, em denegrir, em achincalhar, em simular e dissimular situações para tentar prejudicá-la, mas essas aleivosias não são preocupantes, pois que, a justiça e a verdade e o bem, encontram amparo nas mãos de deus.

Não digo que prefeitos anteriores dessa cidade foram desonestos, não posso acusar ninguém, mas posso dizer diante do que descobrimos na prefeitura, e de processos que correm na justiça, que prefeitos anteriores deixaram que a desonestidade habitasse sobre suas asas, pessoas em Jussara se fartaram de dinheiro publico, poucos grupos e famílias foram privilegiando em detrimento da pobreza e da maioria da população, que como em qualquer rincão do interior fora desde sempre facilmente manipulável em decorrência da falta de instrução, da ignorância política e da pobreza espiritual, mas que felizmente a duras penas, vem aprendendo com os erros cometidos no passado, os jovens estão mais atentos, e educação vem aprimorando o espírito critico e o senso de coletividade da população jussarense.

Se o Itamar Caiado tivesse ganhado a eleição torceria para ele fazer um bom governo, assim como torceria pela candidata Maria Amélia, pois não sou oposição por oposição, torço pelo melhor para minha cidade, para seu crescimento, para que mais pessoas sejam beneficiadas pela democracia, independente de quem estivesse ocupando a cadeira de prefeita, pois se as coisas melhoram para a comunidade, as coisas melhoram conseqüentemente para mim que faço parte dela, e são desprezíveis e repugnantes as pessoas que pensam diferente.

Assim torço para a Tatiana fazer o melhor governo que Jussara já teve, e acredito que isso vai acontecer, não torço contra ela, assim como não torceria contra quem quer que seja, que ganhasse a cadeira, para que as coisas dessem erradas, independente de que lado político fosse, pois nasci em Jussara, moro aqui, e acho que morrerei aqui, e se a justiça social chega, ela não alcança grupos ou pessoas individualmente, ela alcança a toda a coletividade e eu estou inserido nela.

É evidente a necessidade de se pensar no outro assim como pensamos em nós mesmos.

O compartilhamento de experiências, estudos e bens não se limitam ao bem do próximo, mas de todos que participam da coletividade.

Dessa forma devemos todos buscar a justiça social, que é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos “coletivos” de e para todos, e a educação é a base para que esse cruzamento entre o pilar econômico e social se desenvolverem em uma comunidade.

Enquanto a justiça tradicional é vista como cega, a social tem como principal função desvendar esses nós e recompensar a sociedade com uma distribuição equilibrada.

A educação é sem dúvidas o principal valor em uma inclusão social, é com o conhecimento adquirido que se pode elevar os níveis socioeconômicos de um país.

O Brasil é um país emergente em desenvolvimento com alto índice de analfabetos, contribuindo assim para altas taxas de mortalidade e natalidade, na qual são conseqüências de uma política que não é voltada para a educação, esta é vista pela sociedade diariamente através de violências, falta de comunicação, crescimento de moradores de ruas, desigualdade social, falta de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, corrupção, desvio de dinheiro etc.

É necessária uma união da comunidade, e que todos torçam para que quaisquer governantes que estejam ocupando os cargos de agentes políticos desempenhem bem o seu cargo, independente de quem quer que seja, para que existir justiça social é necessário uma comunidade mais unida, amorosa e equilibrada, isso só será possível quando as pessoas deixarem de pensar somente nos seus interesses pessoais, no seu ego, e a educação alcançar a todos e que a comunidade seja mais participativa na administração pública, indo a reuniões públicas para dar idéias e ajudar no desenvolvimento da cidade, e não somente fiquem em “botecos de esquina” cochichando, difamando e caluniando aos que estão trabalhando, e torcendo para que as coisas dêem errado".

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CHEGA A CAVALCANTE


O prefeito João Neto assinou termo de implantação do sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB, numa parceria com a Universidade de Brasília/UnB.
Já está em desenvolvimento o processo seletivo de tutores a distância para atuação no Curso de Pedagogia a distância da Faculdade de Educação durante os dois semestres letivos de 2013.

O Curso de Pedagogia a distância será desenvolvido no Pólo de Cavalcante e o vestibular vai acontecer já no primeiro semestre deste ano
Essa parceria da prefeitura com o sistema UAB possibilitou a chegada inicialmente do curso de pedagogia e será importante para a formação profissional na região. Todas as despesas com a implantação e manutenção do sistema é por conta do município, e funcionará no prédio da Casa do Aprendiz.
Prefeito João Neto assina termo de implantação da UAB em Cavalcante

CAVALCANTE - JOÃO NETO SE REÚNE COM GOVERNADOR MARCONI PERILLO


Prefeito fez vários contatos com diversas autoridades representativas em busca de benefícios para Cavalcante

Já no início do seu mandato de quatro anos, o prefeito João Neto participou de várias reuniões com o governador Marconi Perillo levando pedidos de benefícios para Cavalcante e para a população, como asfalto, estradas, máquinas, ambulância, reforma e equipamentos para o hospital municipal e também recursos para a construção do lago artificial.

Segundo João Neto, o governador foi atencioso aos pedidos, e agora “... resta aguardar o atendimento às demandas do município, que são grandes, mas que estamos otimistas” destaca o prefeito.

Além das reuniões com o Governador de Goiás, João Neto visitou várias autoridades, como senadores, deputados e secretários de governo. O vice-governador, José Éliton também foi visitado pelo prefeito que já se reuniu com o deputado Claudio Meirelles. Outra autoridade com quem João Neto se reuniu também em busca de apoio para o município, foi com o deputado federal João Campos.

Essas reuniões fazem parte da estratégia de relacionamento institucional iniciado pelo prefeito João Neto na intenção de levar os anseios da população do município e apresentar as devidas reivindicações. O prefeito está entusiasmado e com boas expectativas de atendimento a vários pleitos apresentados. Agora é acompanhar os pedidos e cobrar soluções.

JOÃO NETO CONSEGUE AMBULÂNCIA COM DEPUTADO CLAUDIO MEIRELLES 

O deputado Claudio Meirelles viabilizou uma ambulância que será entregue em breve ao prefeito João neto, através de emenda parlamentar ao orçamento do Governo Estadual.

CAVALCANTE - JOÃO NETO RECEBEU UMA FROTA DE VEÍCULOS SUCATEADOS E SEM FUNCIONAR


É muito preocupante a situação dos maquinários que foram deixados para o prefeito João Neto, uma herança ruim e que demandará tempo e muitos recursos para ser recuperada. Todos os veículos e maquinários precisam de conserto.

Uma verdadeira sucata foi deixada pela administração anterior em Cavalcante, todos os maquinários danificados, depenados ou sucateados. Entre os maquinários, as três patrol com defeito, sem funcionar, uma soltando a roda e outra derramando óleo do motor e as três pás carregadeira sucateadas, com motor fundido, inclusive uma dela deixada no meio do mato e sem rodas.
Mas o caos não ficou só nisso. Outra máquina, uma retro escavadeira (do pronaf) também foi deixada danificada, sem funcionar. Um trator de esteira também foi abandonado no mato e outro, cedido em comodato pela Agetop também foi entregue sem funcionar. Quatro caminhões basculantes sem funcionar, dois sem motor e os outros com o motor fundido. O caminhão de carroceria também não funcionava.

Os quatro tratores agrícolas, com motores detonados e sem funcionar, um descaso total. Só dois tratores agrícolas foram entregues funcionando. Em meio às sucatas recebidas por João Neto, encontravam-se ainda dois restos de chassi de trator.

BATERIAS DESAPARECERAM, VEÍCULOS FORAM DEPENADOS

Para piorar a situação, mesmo tudo estando danificado, sem funcionar e muitas baterias desapareceram. Foram depenados, com peças surrupiadas, uma ação totalmente irresponsável por parte dos que a praticaram. Um grande prejuízo causado ao patrimônio público.

MUITO TRABALHO, RECURSOS E DEDICAÇÃO PARA FAZER TUDO FUNCIONAR

Mas esta a situação ruim recebida pelo prefeito João Neto, mesmo preocupante, não o desanimou. Foi preciso lutar, economizar recursos e investir na recuperação de máquina e veículos, afinal, é preciso que os serviços sejam executados em benefício da população.
Foram investidas altas somas de recursos na recuperação de duas patrol e uma pá carregadeira. Outra pá carregadeira logo estará pronta, já está sendo recuperada. Dois caminhões basculantes e um de carroceria também foram recuperados.

A frota do transporte escolar também foi recuperada, agora uma combi, três micros ônibus e um ônibus estão funcionando. O transporte escolar foi restabelecido. Um caminhão Ford também foi recuperado e está em bom funcionamento.

Uma caminhoneta L-200 foi recuperada e até o veículo executivo de representação do prefeito, uma Hilux 4 X 4, ano 2012, também precisou ser consertada e está em pleno funcionamento.

Um caso escandaloso foi a Frontier da saúde, que rodou apenas vinte mil quilômetros, mas foi entregue com dois pneus gastados, já na lona, o que indica terem eles sido trocados, numa ação claramente criminosa e danosa ao erário público.

Foi adquirida uma grande quantidade de pneus e peças, uma soma importante de recursos foi investida para os reparos nos veículos e maquinários. Mas ainda resta uma grande parte da frota para ser consertada e ainda vai demandar mais trabalho e mais recursos também.

AS ESTRADAS PRECISAM SER RECUPERADAS PARA MELHOR TRAFEGABILIDADE.

É complicada a situação em Cavalcante. O prefeito João Neto recebeu os maquinários completamente sucateados, e por outro lado, o município com as estradas vicinais estragadas, cheias de buracos e erosões, necessitando urgentemente de conserto. Alguns trechos encontram-se ainda totalmente intransitáveis. Na realidade, é preciso recuperar a trafegabilidade das estradas e a prefeitura está sendo preparada para esse serviço graças ao trabalho incansável do prefeito João Neto e sua equipe.
As pontes do município também vão precisar de uma atenção especial já que muitas estão caídas, algumas com assoalho e vigas quebrados, oferecendo risco ao que trafegam sobre elas.

RUAS CHEIAS DE BURACOS E PRAÇAS DETONADAS

A administração do prefeito João Neto recebeu a cidade com as ruas esburacadas, cheias de verdadeira “panelas” e muito lixo e entulhos acumulados nas ruas. As praças detonadas, com bancos quebrados. Uma situação assustadora e que ainda demandará muito tempo para voltar à normalidade.

PREFEITO PRECISOU ALUGAR CAMINHÕES PARA SERVIÇO.

Logo de início foi preciso realizar mutirão de limpeza na cidade, mas o lixo e entulho eram tantos que o prefeito percebeu que não seria possível limpar a cidade sem que fossem alugados dois caminhões, e isso foi feito para que agilizassem os serviços. Mesmo assim, João Neto conta com apoio de donos de caminhões na cidade que doam dias de serviço emprestando os caminhões para coleta dos entulhos. É notícia na cidade o fato de ter sido gasto três dias de serviços só para retirar um monte de entulhos, devido ao grande tamanho do mesmo.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

AGEHAB CADASTRA MUNICÍPIOS NO MCIDADES PARA SUB-50 III


Os municípios contemplados na terceira Oferta Pública Sub-50 do Ministério das Cidades (MCidades) para construção de moradias em cidades com até 50 mil habitantes contarão com contrapartida garantida do programa estadual Cheque Mais Moradia de R$ 5 mil por unidade habitacional. Os selecionados serão conhecidos nos próximos meses. Foram 86 os municípios cadastrados pelo Governo de Goiás, por iniciativa da Agehab. As propostas buscam a construção de 2.947 unidades habitacionais no Estado, todas voltadas para famílias com renda de até R$ 1,6 mil mensais. A expectativa é de que até outubro comece o processo de contratação para construção das novas unidades.

Caso haja a aprovação de todas as 2.947 moradias inscritas pela Agehab, Goiás terá quase 10 mil unidades habitacionais construídas apenas nesta modalidade de parceria com o governo federal. Em 2011, a Agência cadastrou 147 municípios na segunda Oferta Pública, batizada de Sub-50/ II. Destes, 119 foram aprovados pelo Ministério das Cidades. A liberação dos recursos já está em andamento e as obras devem se iniciar nestes municípios ainda neste semestre.

No Sub-50/ I, de 2009, foram 1.500 unidades contratadas, a maioria já construída e entregue em 46 municípios do Estado. Uma das famílias contempladas é formada pela dona de casa Maria Gomes Rodrigues, 63 anos, e José de Ribamar Lopes Pereira, 61, casados há 30 anos. Para eles, a casa própria renderá mais do que dignidade: eles aumentarão a qualidade de vida deles e da filha de 25 anos, portadora de necessidades especiais. “Na casa em que a gente morava de aluguel, o banheiro nem piso tinha. Era no chão batido”, disse a senhora, emocionada. A entrega das 30 moradias, situadas no Conjunto Juventino de Oliveira, em Avelinópolis, foi feita pelo governador Marconi Perillo e o presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz, em setembro de 2012.

Marcos Abrão Roriz continua conclamando os prefeitos a apresentarem as áreas para estabelecer parcerias com o Estado. “A Agehab busca o convênio e a parceria que melhor se atende ao perfil e às necessidades dos municípios. O requisito básico é a área regularizada. Já estamos recebendo propostas para a segunda etapa da parceria Caixa/FGTS-Imóvel na Planta (operações coletivas) e também para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR)”, anuncia.

GOVERNADOR ENTREGA MÁQUINAS PARA 29 MUNICÍPIOS

Governador entrega máquinas para muicípios

Com a finalidade de auxiliar os municípios na melhoria e conservação de estradas, facilitando as atividades rurais que sofrem prejuízo principalmente em razão do período chuvoso, o governador Marconi Perillo entregou, dia 11, juntamente com o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, 32 máquinas, caminhões e equipamentos a 29 municípios. Os benefícios são resultado de convênio entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os recursos foram da ordem de R$ 6 milhões 397 mil, dos quais 76,2% repassados pela União e os 23,8% restantes em forma de contrapartida do Governo estadual.

Adicionar legenda
Os municípios contemplados são: Água Limpa, Castelândia, Caturaí, Córrego do Ouro, Damolândia, Fazenda Nova, Goianira, Iaciara, Inhumas, Ipameri, Itaberaí, Itapirapuã, Itauçu, Mimoso de Goiás, Nerópolis, Nova Crixás, Nova Glória, Padre Bernardo, Rianápolis, Santa Bárbara de Goiás, Santa Fé de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Rosa, São João da Aliança, São Luís de Montes Belos, São Miguel de Passa Quadro, Turvânia, Varjão e Vianópolis. Agecom

domingo, 7 de abril de 2013

SUBIDA ECOLÓGICA DE BRITÂNIA A ITAPIRAPUÃ: ALERTA PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Mozair, prefeita Zélia, Vice-prefito Zé de Souza, Secretário Esportes Alaércio
e vereador Suerley
O Grupo Ecológico de Itapirapuã realizou a 17ª Subida Ecológica, nos dias 28 a 30 de março, com a participação de cerca de 30 canoeiros da cidade de Itapirapuã, cidades vizinhas e até mesmo de Goiânia. Os participantes percorreram os leitos dos rios Vermelho e Itapirapuã, durante dois dias, em meio a muita diversão e principalmente, fazendo importante alerta ecológico no sentido de se evitar jogar lixo na natureza. Foi recolhido todo o lixo encontrado, no percurso, e embalado adequadamente para destino certo de acordo com as normas ambientais. Desta uma vez o grupo ecológico foi comandado pelo coordenador, Dr. Nilton Pinheiro da Silva, cumprindo com a meta desejada que seja sempre de fazer este alerta ambiental.

PREFEITA ZÉLIA PARTICIPA DA SUBIDA ECOLÓGICA
O Grupo Ecológico de Itapirapuã recebeu o apoio de patrocinadores, e também da Câmara Municipal de Itapirapuã, e das prefeituras municipais de Itapirapuã, Britânia e Matrinchã. Zélia Camelo de Oliveira participou mais uma vez do evento, agora pela primeira vez como prefeita do município.
Grande número de pessoas compareceram ao Beira-rio para receberem os canoeiros ecologistas.  O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estiveram presentes apoiando o evento que é tradição na região.

EVENTO SE FIRMA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
A 17ª SUBIDA ECOLÓGICA DE BRITÂNIA A ITAPIRAPUÃ, se firma como importante evento em defesa do meio ambiente na região do oeste goiano, e é realizado por um grupo pioneiro que vem atuando desde a primeira edição do evento. Nas últimas edições é percebido o aumento constante da participação de empresários e desportistas ambientalistas da cidade de Goiânia.

MATRINCHÃ PASSA A INTEGRAR CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE




Reunião ocorrida em Santa Fé para inclusão de novos
municípios.
Aconteceu em Santa Fé de Goiás a 1ª reunião de 2013 do CIMA-Consórcio Municipal do Meio Ambiente sobre a coordenação do Presidente do Consórcio o prefeito Gilmar de Santa Fé. O consórcio foi criado em 2010, onde já participavam cinco municípios: Jussara, Fazenda Nova, Novo Brasil, Itapirapuã e Santa Fé. Nesta reunião foi aprovada a inclusão de outros três municípios, Montes Claros, Matrinchã e Britânia no CIMA, o que vem fortalecer o consórcio e também ajudar os prefeitos novatos a resolver o problema com a legislação vigente que impõe a obrigatoriedade de até 2014 todos os municípios darem destinação final adequada aos lixos das cidades.

 PREFEITO DANIEL LUTOU PELA INCLUSÃO DE MATRINCHÃ

O prefeito Daniel lutou pela inclusão do Município de Matrinchã no Consórcio preocupado em atender a Legislação Ambiental que obriga os municípios brasileiros construírem aterros sanitários para a correta destinação aos resíduos sólidos. Os consórcios intermunicipais são formas de atender a legislação, com a união de vários municípios, o que faz baixar os custos dos projetos, e ainda facilitam a captação de recursos necessários.


CONSÓRCIO É REFERÊNCIA EM GOIÁS

Os novos municípios fortalecem o CIMA, terão de contribuir com a cota de R$ 31 mil cada um, valor equivalente à contribuição efetivada pelos municípios pioneiros. O CIMA é referência no Estado de Goiás, já que é o primeiro criado e em fase mais adiantada de implantação do aterro sanitário, cuja área adquirida fica no município de Novo Brasil, que é para onde serão levados os resíduos sólidos.  Cada município integrante do CIMA terá a construção de um galpão onde será feito a seleção do lixo da cidade, separando lixo orgânico, materiais recicláveis e demais resíduos. Já existem recursos disponíveis para a obra de construção do aterro sanitário, construção de galpões e aquisição de caminhões para os municípios que criaram o consórcio, mas será iniciado o trabalho para captação de recursos para atender os novos consorciados.