quinta-feira, 29 de maio de 2014

ITAPIRAPUÃ - ÉDER JÚNIOR MORRE EM ACIDENTE NO MATO GROSSO

Uma novilha na pista da BR 060, cerca de 15 km de Chapadão do Sul causou um acidente envolvendo um micro ônibus da saúde do município de Cassilandia e um veiculo Kadet de Goiânia, que resultou na morte de uma pessoa identificada como Junior e deixou ferido Estenio Fonseca Rocha, 37anos. Os dois eram passageiros do Kadett.
O ônibus da saúde de Cassilandia retornava de Campo Grande com 10 passageiros e apenas a senhora Terezinha de Jesus Ribeiro, teve que ser atendida, devido a sua PA que subiu devido ao susto.
O Acidente
Segundo informações, o motorista do microonibus de Cassilandia conseguiu desviar da Novilha que estava sobre a pista e perdeu o controle do ônibus, saindo pista e parando cerda de 10 metros.
Eder Júnior
Já o motorista do Kadett, Éder Junior, que trafegava no sentido contrário, não conseguiu desviar da novilha, colidiu com a novilha teve o seu carro todo destruído.
A violência do impacto foi tamanha, que o corpo da vitima ficou todo preso nas ferragens e todo decepado. Parte do corpo da vitima, , ficaram espalhados sobre a pista
O Corpo de bombeiros atendeu as vitimas e encaminhou ao hospital municipal.A polícia militar esteve no local auxiliando e controlando o trânsito..
O seu companheiro teve mais sorte já que a colisão foi mais do lado do motorista.
As vitimas são da cidade de Goiânia e estava indo para o Paraguai, fazer compras. Outro sacoleiro, que estava em outro veiculo Monza e vinha atrás, conseguiu evitar a colisão.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CANTOR GLAUBER BRITO É ATRAÇÃO NO 22º DE BÓIAS DE ITAPIRAPUÃ

Glauber Brito fará apresentação no 22º Rally de
Bóias de Itapirapuã-GO
O cantor Glauber Brito vem se destacando na região oeste de Goiás, com uma agenda de shows e apresentações constantes. O artista jussarense tem um repertório variado, desde as mais românticas ao forró ou arrasta-pé. Mas os ritmos mais dançantes é o seu forte, anima todas as festas por onde tem se apresentado.

Glauber Brito está escalado para fazer o show de abertura do 22º Rally de Bóias de Itapirapuã, evento tradicional no interior goiano, realizado de 19 a 22 de junho deste ano. O cantor é atração no dia 19, feriado de Corpus Christi.


É fácil conferir seu trabalho no seu canal do youtube, vale a pena curtir!

22º RALLY DE BÓIAS DE ITAPIRAPUÃ - 19 A 22 DE JUNHO

O Rally de Bóias de Itapirapuã chega à sua 22ª edição, de 19 a 22 de junho de 2014,  e é uma competição aquática onde os competidores percorrem um percurso de quase oito quilômetros no Rio Itapirapuã usando bóias (câmaras de ar) como meio de locomoção. São duas categorias, a individual e em dupla, masculino e feminino. Os vencedores recebem troféus e premiação em dinheiro. O pega dos boieiros ocorre no domingo, com apresentação dos competidores para a carreata que é realizada a partir das 12 horas do domingo, a largada ocorre às 14 horas, com chegada prevista para a partir das 15 horas no beira-rio.

É tradição a realização do Rally de Bóias anualmente no feriado de Corpus Christi, iniciando com passeio ciclístico e luau na quinta-feira, na sexta acontece o desfile para a escolha da Garota Rally de Bóias, no sábado acontece bailes e shows. Tudo ocorre em meio a muita alegria e diversão, na beira do rio, num contato direto com a natureza.

As barracas instaladas no local do evento são atrações à parte, com bebidas geladas, e comidas, incluindo o delicioso peixe assado, muito apreciado e que é servido na barraca do Genecy.


O Rally de Bóias de Itapirapuã é realizado pela Prefeitura Municipal e atrai grande público à cidade todos os anos.

Nara Rúbia é a Garota Rally de Bóias de 2013

segunda-feira, 26 de maio de 2014

UEG - Eleitos novos representantes para Conselho Universitário

Nos últimos dias 22 e 23, os diretores dos 42 câmpus da  Universidade Estadual de Goiás (UEG) se reuniram no prédio da Administração Central, em Anápolis, para realizar votações e encaminhamentos em mais uma sessão do Conselho Superior Universitário (CsU) da instituição.

No primeiro dia, a reunião começou com as eleições de representantes docentes, discentes e técnico-administrativos para a participação no CsU. Confira, aqui, a lista dos representantes da comunidade acadêmica que foram eleitos.

À apresentação dos resultados das eleições seguiram-se discussões sobre a produção do relatório de gestão. Segundo os apontamentos dos diretores, é necessária a criação de um documento que estabeleça quais são as exigências do relatório, bem como os passos necessários para que ele seja elaborado.

Dentre os informes realizados, o pró-reitor de planejamento, gestão e finanças da UEG, José Antônio Moiana,  mencionou a proposta de alteração do plano de carreira dos técnico-administrativos da instituição. Segundo ele, que esteve no gabinete da Casa Civil, a proposta está em processo de aprovação e deve ser efetivada até o mês de junho.

PÓS GRADUAÇÕES LATO SENSU

As aprovações que ocorreram na 82ª sessão plenária do CsU da UEG foram: criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, em parceria com a Escola de Governo e a Secretaria de Saúde, além de outros 15 cursos de pós-graduação lato sensu.

O ponto mais polêmico da reunião foi a avaliação da proposta de Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTDI). Os diretores divergiram opiniões no que diz respeito à cláusula sobre a distribuição de vagas entre os diferentes cursos da UEG. Por não terem chegado a uma decisão conjunta, ficou estabelecido que a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PrP) tem o prazo de 60 dias para trazer uma nova proposta quanto a este aspecto.

DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

A equipe da Pró-Reitoria de Graduação, representada pela pró-reitora Maria Olinda Barreto, apresentou um relatório das propostas que têm sido pensadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Curricular, junto à comunidade acadêmica. “Com tantas transformações que vêm acontecendo no mundo e na sociedade, devemos pensar nas necessidades e possibilidades do sujeito, bem como nos contextos em que ele está inserido”, afirma a professora.

A pró-reitora ainda informou que o percentual de núcleos (específico, livre e comum), nos quais serão divididas as disciplinas, segundo a proposta, ainda não foi discutido.  O objetivo de adotar esta divisão em núcleos é fazer com que o estudante tenha a possibilidade de atuar diretamente na construção do currículo, de acordo com suas necessidades e suas preferências. Leia aqui matéria que explica o trabalho do GT de Desenvolvimento Curricular e quais são as propostas desenvolvidas.

BOLSA E VESTIBULAR

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, apresentou, no primeiro dia de CsU, dados com relação às bolsas distribuídas pela UEG. Foram distribuídas 74 bolsas de doutorado aos docentes da UEG, sendo 43 delas para a região metropolitana e 31 benefícios aos câmpus do interior goiano. Além das bolsas para docentes, o reitor da UEG apresentou dados sobre os custeios oferecidos para os estudantes. Em 2014, foram distribuídas 930 bolsas. O valor investido para essas bolsas estudantis, no ano passado, chegou a quase R$ 3 milhões. Acompanhe matéria especial sobre a Central de Bolsas da UEG.

A diretora do Núcleo de Seleção, professora Eliana Machado, teve um espaço reservado para a fala, em que apresentou os resultados da campanha lançada para o processo seletivo 2014/2. Com a veiculação de material gráfico e com a elaboração estratégica de uma propaganda institucional para a seleção de novos estudantes, houve um aumento de 39,5% no número de inscritos entre o primeiro e o segundo processos seletivos deste ano.

Fonte: site da UEG

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BANDAS EM ITAPIRAPUÃ

Serão contempladas escolas estaduais da regional de Jussara e escolas municipais da cidade onde acontece a formação.

O Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Itapirapuã, o curso de regência e formação de banda para professores de escolas estaduais e municipais da cidade. O curso, segundo a diretora do Ciranda da Arte, professora Luz Marina, é aberto a professores da rede estadual de toda a Subsecretaria Regional de Educação de Jussara e visa atender à demanda da região pela capacitação de profissionais para a regência e a formação de bandas nas escolas.

Formação - O coordenador de Bandas do Ciranda da Arte, professor Marcelo de Almeida, que será o responsável pela formação dos professores na cidade de Itapirapuã, ao lado de três outros profissionais do Ciranda, explica que o curso possibilitará identificar as necessidades da regional e promover, além da formação inicial, o aperfeiçoamento futuro dos professores de bandas e fanfarras e dos instrutores e coreógrafos de Linha de Frente.

O curso será realizado no Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã (Cepami), no Setor  Cidade Livre, com o apoio da Prefeitura Municipal que ofereceu hospedagem e alimentação aos professores formadores. Como nem todas as escolas possuem ainda instrumentos musicais, embora tenham escolhido a oficina de Banda no programa federal Mais Educação deste ano, a formação só será possível porque a diretora da Escola Estadual Nico de Barros, Zuleide Pires da Costa Nascimento, cederá por empréstimo os instrumentos daquela unidade para as oficinas do curso.

Equipe formadora - Com Marcelo de Almeida, que é euphonista, estarão em Itapirapuã os professores: Renato Marciano, percussionista e professor da banda marcial do Colégio Estadual José Carlos de Almeida, de Goiânia, integrante da seleção brasileira de percussão e campeão nacional em 2013 com a banda de percussão de sua escola; e Manasses Aragão, trompetista, músico da Orquestra do Ciranda da Arte, com experiência em várias bandas da capital e especialista na parte pedagógica do Método Tocar Junto.
Também irá a Itapirapuã a professora Pollyanna França, que é baliza campeã estadual e nacional em várias competições e concursos de bandas, professora da escola de balizas e coordenadora da área de linha de frente do Ciranda da Arte. Ela será responsável pela formação dos professores que irão compor e treinar as balizas das escolas de Itapirapuã e regional para a Linha de Frente das bandas escolares.

Escolas - De Itapirapuã, participarão desta formação as escolas da rede estadual: Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Escola Estadual Desembargador Mário Caiado e Escola Estadual Nico de Barros; além das unidades municipais Escola Sebastiana Sardinha e Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã (Cepami). De Jussara, até o momento, segundo o subsecretário regional de Educação, Luiz Mário Lopes Cardoso, se inscreveram para o curso as escolas: Colégio Estadual Dr. Brasil Ramos Caiado e o CPMG Unidade Maria Tereza G. N. Bento; e uma de Britânia: Colégio Estadual Alfredo Nasser.

As vagas, entretanto, estão abertas a outras unidades da rede estadual da regional de Jussara. Cada escola deve participar com pelo menos três professores, sendo um para percussão, um para sopro e outro para a Linha de Frente. Para a formação de Linha de Frente, estudantes das escolas inscritas que tiverem interesse em atuar como balizas, podem participar da formação ao lado dos professores nas oficinas que serão realizadas durante o curso.

Combate à evasão - Para o diretor do Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Márcio Nunes, sabendo que o Brasil possui uma riqueza cultural e artística imensa e que devemos valorizar e incorporar os conteúdos e formas culturais presentes na grande diversidade, esse curso chegou num bom momento para a sua escola. “Vejo numa fanfarra ou numa banda uma oportunidade de crescimento na vida estudantil e, principalmente, no combate à evasão escolar”, afirmou Márcio Nunes, lembrando que a atuação de uma banda também aproxima a escola da comunidade.

domingo, 25 de maio de 2014

APÓS DENÚNCIA, POLÍCIA PRENDE BANDIDO FORAGIDO DE ITPAIRAPUÃ


DIÁRIO DA MANHÃ
ANDREIA PEREIRA

Nesta sexta-feira, um criminoso foi preso pela polícia, após uma pessoa ter reconhecido, por meio da capa de um jornal, o homem que era foragido da justiça. A pessoa informou para a PM que o indivíduo estava na Rua JV-1, no Setor Goiânia Viva, em Goiânia.


Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito tentou fugir saltando alguns muros. De acordo com informações da polícia, o homem reagiu e simulou que estava armado. Por ser considerado um criminoso de alta periculosidade, foi preciso que os policiais efetuassem um disparo para conter a violência do indivíduo. Ele foi atingido e encaminhado para o Hospital de Urgências de Goiânia.


Catatau é foragido do presidio de Itapirapuã

Segundo a PM, o homem tem várias passagens e estava foragido do presídio de Itapirapuã. João Carlos Nascimento Silva (31) é acusado de estuprar e matar uma mulher; roubo; furto; lesão corporal; imputar crime a pessoa que se sabe ser inocente; ocultação de cadáver.


João estava foragido desde o dia 14 de maio deste ano, quando teria conseguido fugir junto com um comparsa, outro criminoso de alta periculosidade e que ainda não foi capturado. No momento, João está na Delegacia de Capturas e deverá ser transferido para o presídio de Itapirapuã.

Fonte: Diário da Manhã

quinta-feira, 22 de maio de 2014

JÚNIOR FRIBOI DESISTE DE PRÉ-CANDIDATURA AO GOVERNO DE GOIÁS PELO PMDB

 Adriana Marinelli

Goiânia - As reviravoltas do PMDB em Goiás continuam. O empresário José Batista Júnior, o Friboi, desistiu da pré-candidatura a governador pelo partido. Em carta divulgada na tarde desta quinta-feira (22/5), o empresário garante que está fora da disputa eleitoral e deixa claro que descarta qualquer participação na chapa.

"Eu me comprometi a não dividir o PMDB e serei fiel à minha palavra. Neste momento retiro minha candidatura. Deixo o caminho aberto para Iris Rezende disputar mais uma vez o governo de Goiás. Acompanharei a disputa eleitoral como cidadão", diz a carta.

No texto, Friboi critica com veemência o posicionamento do ex-prefeito Iris Rezende. "Meu primeiro movimento ao ser convidado para me filiar ao PMDB foi procurar Iris Rezende, amigo de minha família por décadas. Disse a ele que pretendia disputar o governo de Goiás e perguntei se ele tinha o mesmo plano. Se tivesse, eu não viria para o partido. Não tinha o interesse de dividir a legenda."

"Nesse primeiro encontro, Iris me disse para viajar pelo interior de Goiás, conversar com os companheiros. Se o PMDB me abraçasse, ele me abraçaria. Foi o que fiz, e o PMDB me abraçou", completou. O empresário ainda acrescenta que, mesmo depois de lançada sua pré-candidatura, Iris também demonstrou interesse em disputar a convenção do partido.
Essa briga interna no partido teria motivado a desistência do empresário. "Deixo o processo eleitoral com o coração agradecido aos companheiros que honraram sua palavra e seus compromissos. E saio com a consciência tranquila de quem permaneceu fiel a seus valores."

júnior Friboi
Leia a carta na íntegra:

Aprendi com meus pais os valores que guiam a minha vida. Os mais importantes são a verdade e a lealdade. Sempre me pautei por eles, e com sucesso. Quando decidi entrar na política, jurei a mim mesmo e à minha família que não me afastaria dos princípios em que sempre acreditei: falar a verdade e acreditar que os outros estejam fazendo o mesmo.

Meu primeiro movimento ao ser convidado para me filiar ao PMDB foi procurar Iris Rezende, amigo de minha família por décadas. Disse a ele que pretendia disputar o governo de Goiás e perguntei se ele tinha o mesmo plano. Se tivesse, eu não viria para o partido. Não tinha o interesse de dividir a legenda.

Iris me disse naquela vez que não pretendia concorrer a governador, o que viria a reafirmar em várias conversas que tivemos depois. Me assegurou serem falsas as acusações de que não deixava nenhuma outra liderança crescer no PMDB. Que não tinha sido ele a impedir as candidaturas de Henrique Meirelles, Vanderlan Cardoso e a reeleição de Maguito Vilela. Eu acreditei, e me filiei ao PMDB.

Nesse primeiro encontro, Iris me disse para viajar pelo interior de Goiás, conversar com os companheiros. Se o PMDB me abraçasse, ele me abraçaria. Foi o que fiz, e o PMDB me abraçou. Apesar disso, Iris se lançou pré-candidato a governador. Respeitei sua disposição e mantive a mesma postura. Para minha alegria, a imensa maioria do partido apoiou meu nome e nossa proposta de renovação. Alguns dias depois, num gesto de grandeza, Iris renunciou à pré-candidatura, anunciando sua intenção de não dividir o partido.
Infelizmente, a renúncia dele não acabou com as intrigas de bastidor ou com os ataques contra mim. A perspectiva é a do PMDB chegar às eleições como um partido dividido, marcado pelas cicatrizes da luta interna.

Eu me comprometi a não dividir o PMDB e serei fiel à minha palavra. Neste momento retiro minha candidatura. Deixo o caminho aberto para Iris Rezende disputar mais uma vez o governo de Goiás. Acompanharei a disputa eleitoral como cidadão.

Deixo o processo eleitoral com o coração agradecido aos companheiros que honraram sua palavra e seus compromissos. E saio com a consciência tranquila de quem permaneceu fiel a seus valores. Júnior Friboi.


Fonte: A redação.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

PRISIONEIROS EM FUGA EM ITAPIRAPUÃ

Dois prisioneiros fugiram da Unidade Prisional de Itapirapuã no início da noite de quarta-feira, 14/05. Um dos foragidos foi identificado como “Catatau” e o outro é José Ricardo, ambos cumpre pena por assassinatos. São bandidos de alta periculosidade.

De acordo com informações preliminares, os fugitivos serraram a grade do teto na área reservada para o “banho de sol” na Unidade Prisional por onde empreenderam fuga.

Os moradores da cidade estão assustados e com medo. As portas das casas estão fechadas. As redes sociais foram utilizadas para avisar os amigos, e também ligações via celular.

Segundo informações, ambos foram vistos próximos ao bairro popular, nas imediações da Avenida José Branco.

A Polícia Militar está em diligência a procura dos foragidos.


domingo, 11 de maio de 2014

HOMENAGEM AOS ESPÍRITAS

Solenidade na noite de sexta-feira realizada na Câmara de Vereadores comemorou o Dia Estadual do Espiritismo, celebrado no último 18 de abril.

Allan Kardec
RAFAELA TOLEDO

Na ocasião foram entregues três títulos honoríficos de cidadãos goianienses para espíritas de destaque no Estado e 37 diplomas de honra ao mérito. A sessão foi promovida pelo vereador Zander Fábio e presidida, por convite dele, pelo vereador Anselmo Pereira. Os homenageados da noite foram a doutora e presidente da Irradiação Espírita, Márcia Maria Ramos, o engenheiro e presidente do Lions, Mário Lúcio Sobrosa, e a juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli.

A abertura foi realizada pelo presidente da mesa, que chamou o propositor para dirigir a sessão. Presentes na mesa, além deles, Marcos da Costa Ferreira, juiz substituto em segundo grau do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e representante do desembargador Ney Teles de Paula; Ivana Leal Silva Raisky, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego); professora e ex-deputada Raquel Teixeira, atualmente diretora executiva da Fundação Jaime Câmara; vereador Paulo da Farmácia; Elza Cândida da Silveira, presidente do Tribunal do Trabalho (18ª região) e Dezir Vêncio, como representante das pessoas e entidades consagradas com diploma de honra ao mérito.

O vereador Zander aproveitou a oportunidade para convocar os vereadores espíritas para reforçar a bancada deles na Câmara. Primeiramente agradeceu, com a mesma emoção de sua posse, segundo relatou, a sessão destinada a homenagear a casa espírita. "É uma honra comemorar uma data tão especial homenageando pessoas tão especiais pela sua importância no Estado de Goiás. Muitos associam o espiritismo apenas com uma crença. Mas ele é muito mais do que isto. Não é apenas uma religião, mas uma ciência que estuda a Física Quântica, a energia cósmica, os fluídos. Mas acima de tudo é uma filosofia de vida que torna a prática da caridade um hábito", comenta.

Zander explica a importância de pessoas comprometidas com a coletividade na cena política, lutando pela qualidade de vida dos cidadãos. "Este título faz justiça à dedicação de cada um dos homenageados ao próximo. A caridade vai além. Ajudamos as pessoas que nem conhecemos e nem podem retribuir. Que esta homenagem sirva como incentivo para que vocês continuem doando este espírito que todo espírita tem de ajudar a sociedade", finaliza.

Os discursos emocionados dos três agraciados com a comenda demonstraram o amor que têm pela capital e destacaram seu comprometimento com o trabalho realizado pela qualidade de vida comum. Verso de um poema de Casimiro Cunha citado pela primeira homenageada da noite, Márcia Ramos, resume o altruísmo do discurso dos três, que também são parceiros de doutrina: "Torna a servir", repetia o poema no final de cada estrofe.

O encerramento da solenidade ficou por conta do Grupo Musical Mensageiros da Luz, com bandolim e violão; e Coral Vida e Luz da Irradiação Espírita Cristã, com 60 músicos tocando na regência de Bianca Almeida.


Fonte: Diário da Manhã

COMO O MARKETING POLÍTICO DECIDE AS ELEIÇÕES

Especialistas defendem que as campanhas eleitorais estão condicionadas às estratégias de marketing político e consideram como ferramenta importante no processo eleitoral.

DANYLA MARTINS

A política tradicional, dos grandes oradores e discursos, já não apresenta a mesma roupagem na política dominada pelas estratégicas do marketing. Das falas longas aos discursos limitados do meio digital. Hoje, a política não se limita apenas ao face a face, mas se estende para o universo on-line, ambiente onde as informações são constantes, efêmeras e passíveis de críticas.

Tal mecanismo – o marketing político – tenta trazer consigo ferramentas capazes de delinear os caminhos dos candidatos construindo bases no processo eleitoral. Em contrapartida, políticos tradicionais apostam na ideologia partidária. As eleições, no formato estratégico, hoje, pretendem atingir o público internauta, para além do contato pessoal.

Em ano eleitoral, além do candidato em si, é pensado toda uma estrutura que envolve as campanhas eleitorais e o marketing e os profissionais da área elaboram planos de comunicação e estratégias com o intuito de alcançar os objetivos das eleições. Dentro deste ambiente, o marketing político pode ser uma estratégia essencial para o político.

Dentro do segmento, o publicitário e especialista em marketing político pela USP Djan Hennemann releva que, para os candidatos, a relevância do planejamento de marketing político é uma estratégia eleitoral. Para o especialista, é importante considerar o trabalho em equipe da campanha que está inserido no processo do marketing político.

Em palestra proferida na Acieg (Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás) sobre marketing político, Djan mencionou com ênfase a parte do planejamento como o ideal para o sucesso em uma campanha política. “Planejamento é o diferencial. Otimizar tempo e recurso”. Contudo, o especialista citou o exemplo do ex-presidente Lula como um dos casos mais importantes de transformação política e de planejamento em que construiu uma história de militância política e alcançou vitória.

Ao afirmar que política não é sorte, o especialista em marketing político pontuou que o planejamento está além das estratégias, mas consiste em visualizar e projetar cenários. Entretanto, Djan ressaltou que o candidato também precisa de informação e conhecer quem é o eleitor.

Conforme explicou o especialista, o político, principalmente o que está decidido pela candidatura, não tem segunda chance de causar a primeira impressão e a imagem lhe projeta tanto para aspectos positivos quanto negativos. Desta forma, o especialista concluiu que parte do marketing político se deve à organização de uma agenda política e rede de relacionamento e ainda acrescentou que o eleitor quer conteúdo, não havendo espaço para o antigo político.

CADA POLÍTICO, UMA ESTRATÉGIA

Leopoldo Veiga Jardim, consultor político, traduz uma vertente on-line como parte integrante do processo eleitoral, cujo alcance de público não pode ser ignorada. Engajamento, envolvimento e relacionamento são pilares, citados pelo consultor político, que fomentam a estratégia política. “Para cada político, uma estratégia, esse é o charme do marketing político”. Leopoldo pontuou que o público é segmentado e, portanto, um trabalho que não tem o intuito de gerar volume, mas para consolidar a imagem para públicos específicos.

Com as várias ferramentas digitais, Leopoldo citou que recurso financeiro, recurso humano e criatividade são essenciais para otimizar uma campanha eleitoral. Conforme explicou o consultor político, não é apenas uma pessoa se candidatando, mas um projeto com demandas diárias. Ao relembrar o cuidado com a imagem do candidato, Leopoldo disse que o discurso de que o eleitor tem memória curta não pode ser considerado, pois há várias formas de o eleitor copilar informações dos políticos.
O consultor político também salienta que o político precisa se comportar como se estivesse em uma conversa informal com o seu eleitor, estabelecer o engajamento e firmar posicionamento. Leopoldo defende que no meio on-line é importante que o candidato fale em primeira pessoa para criar um laço direto com esse público, potencial eleitor.

Por considerar apenas ferramentas, o consultor político considera que o resultado consiste na estratégia utilizada para que haja sucesso nos perfis políticos. De tal forma que o consultor político salienta que o segredo está em gerar vínculos, relacionamentos e para isso um plano estratégico deve ser elaborado. Leopoldo Veiga Jardim explica que várias campanhas majoritárias utilizaram estratégias em suas mídias sociais, no entanto, para obter resultado é fundamental que as pessoas sejam capacitadas e treinadas para criar uma grande rede de relacionamento e de confiança.

MÍDIAS SOCIAIS

Mídias sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Slideshare são ferramentas que, segundo o consultor político, com a utilização estratégica podem gerar resultados mensuráveis por meio de inúmeras outras ferramentas que apresentam métricas e gráficos, que, quando bem interpretados, podem ampliar o nível de influência, persuasão, popularidade e, consequentemente, gerar empatia.

Especialista em marketing digital e com experiência em campanhas políticas, a exemplo da campanha de Paulo Garcia (PT) nas últimas eleições, André de Moraes afirma que o marketing não é garantia de vitória numa campanha política, mas a falta dele pode significar a derrota. “Existem inúmeros casos de excelentes campanhas (do ponto de vista do marketing) que não tiveram êxito: vitória”.

No entanto, o especialista também pontua que são incontáveis os casos de excelentes candidatos que perderam por não investirem em comunicação.
André de Moraes, referente ao marketing político digital, diz que as orientações aos políticos são as que garantam o melhor aproveitamento possível no ambiente virtual. “As dicas vão desde melhores horários para publicar conteúdos até leitura de resultados de monitoramento. Também existe o fato de o uso da internet ser relativamente recente em campanhas eleitorais, então é fundamental que existam conversas específicas sobre a dinâmica do ambiente virtual”.

Para o especialista em marketing digital, o político/candidato não tem obrigação de entender profundamente a internet, mas é essencial que exista um profissional que auxilie nesse sentido. Questionado sobre em que aspecto o marketing pode dar errado, André de Moraes exemplica com formatação e leituras errôneas de pesquisas, identidade visual e conceitos que não expressem verdadeiramente a essência do candidato, falta de sincronia e unidade entre ações políticas e comunicação, etc.

“Atualmente, com a internet muito importante, existe também a possibilidade de “viralizações negativas” de uma ou outra mensagem ou conteúdo produzido pela campanha”. Quanto à vitória de um candidato por meio exclusivo do marketing, o especialista diz que não pode afirmar que é impossível eleger um candidato sem marketing, mas é muito pouco provável. “Muito mesmo! O marketing eleitoral é um conjunto de técnicas e estratégias que envolvem pesquisa, planejamento e comunicação com o objetivo de fazer o eleitor entender e se identificar com as propostas e projetos de um candidato. Sem marketing, é muito difícil o entendimento e a identificação acontecerem”.


Fonte: Diário da Manhã

PREFEITURA E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES REALIZAM MUTIRÃO NO SETOR CIDADE LIVRE EM ITAPIRAPUÃ

A prefeitura de Itapirapuã realizou mutirão para limpeza das ruas e avenidas do Setor Cidade Livre. Foram recolhidos lixo acumulado, entulhos e galhadas de árvores. Foram realizados outros serviços também como patrolamento de ruas e plantio de grama nos canteiros centrais da Avenida Otaniel Barbosa.

A Associação dos Moradores do Setor Cidade Livre participou do mutirão, com as atividades centralizadas no Centro Comunitário que é sua sede. Foi oferecido café da manhã e almoço aos trabalhadores, e a noite o tradicional forró.

O presidente da Associação, Divair Veríssimo do Nascimento teve participação firme nos trabalhos e ficou satisfeito com os resultados. Divair fez questão de agradecer à prefeitura pela parceria: “a prefeita Zélia atendeu o nosso pedido e estamos satisfeitos”, declarou o presidente.

O Secretário de Obras e Serviços Urbanos, que também é vice-presidente da Associação, Sr. Roscalino Pereira Lúcio, coordenou os trabalhos com entusiasmo, sempre à frente junto aos companheiros trabalhadores.

Almoço foi servido aos trabalhadores
Além dos servidores da Secretária De Obras e Serviços Urbanos, como jardineiros e serviços gerais, motoristas e operadores de máquinas, participaram também trabalhadores moradores na comunidade e membros da associação de moradores.

O ex-prefeito Zacarias Ribeiro de Oliveira e o ex-vereador Deodato Pereira do Nascimento (o Diozinho), o coordenador de transportes Valdilon Ferreira da Serra (Lon), e o presidente do PDT Nilson Almir, o vereador Suerley Gonçalves Nascimento, participaram e prestigiaram o mutirão. Zacarias representou a sua filha, a prefeita Zélia Camelo de Oliveira.


A comunidade do Setor Cidade Livre aprovou a realização do mutirão, nesta parceria entre a prefeitura e a associação de moradores. As pessoas faziam questão de parabenizar aos diretores da associação e também aos servidores do município que atuaram nos serviços.


INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM NESTA SEGUNDA

Começam na próxima segunda-feira (12/5) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados podem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições vão até o dia 23.

As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A inscrição custa R$ 35 e deve ser paga até 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo estão isentos do pagamento.
O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina vagas gratuitas em cursos técnicos a estudantes.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

No site do Inep, é possível tirar dúvidas sobre o exame. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema que pemite a utilização do computador por pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva. Os candidatos também podem obter informações pelo telefone 0800-616161.


A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O número de cidades que aplicarão o Enem aumentou de 1,1 mil, no ano passado, para 1,6 mil.

PMDB TEM QUE SAIR DESSAS ELEIÇÕES INDEPENDENTE, DIZ PEEMEDEBISTA GOIANO

Por Ketllyn Fernandes

Deputado Sandro Mabel
Deputado Sandro Mabel defende que somente candidatura de Lula pode manter PT na presidência.

O deputado federal Sandro Mabel (PMDB) tem sido enfático quanto à impossibilidade de a presidente Dilma Rousseff sair vitoriosa no próximo pleito. O peemedebista avalia que somente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá facilitar a manutenção do PT na presidência, sendo que, a partir da gestão Dilma, com certa dificuldade.

“Antes, eu dizia que se o Lula se candidatasse ele venceria, hoje digo que se ele voltar pode até vencer”.  A declaração do peemedebista ao Jornal Opção Online se deu junto com a divulgação nesta sexta-feira pelo Datafolha de que o candidato tucano avançou 4 pontos porcentuais, o que levaria a disputa com Dilma Rousseff ao segundo turno.


Diante dos desgastes ocorridos entre PT e PMDB em âmbito nacional, a reportagem perguntou a Sandro Mabel o motivo de o partido seguir à sombra. 

O peemedebista creditou “fraqueza” a sua própria legenda. “Penso que o PMDB tem que sair dessas eleições independente para poder apresentar seus nomes no futuro”, sentenciou.

Fonte: Jornal Opção

quinta-feira, 1 de maio de 2014

TRIBUTO AO HERÓI BRASILEIRO - Circuito de Ímola fará megaevento em tributo aos 20 anos sem Ayrton Senna



No dia 1º de maio de 1994, a traiçoeira curva Tamburello do circuito de Ímola, palco do GP de San Marino, tirou a vida de Ayrton Senna e deixou um vazio no coração de milhões de brasileiros e fãs da Fórmula 1 ao redor do mundo. Em 2014, ano em que se completam duas décadas sem o tricampeão mundial, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari anunciou um mega evento em homenagem ao piloto que é considerado por muitos especialistas como o melhor de todos os tempos. O “Ayrton Senna Triubute 1994/2014” está sendo organizado em parceria com a Câmara Municipal de Ímola e o Instituto Ayrton Senna. As cerimônias serão abertas com uma missa na Catedral de Ímola no dia 30 de abril em tributo a Senna e ao austríaco Roland Ratzenberger, também vítima de um acidente naquele fatídico fim de semana. De 1º a 4 de maio, o autódromo abrirá para o público com dezenas de atividades em homenagem ao tricampeão e seu legado.


Vinte anos se passaram desde aquele longo fim de semana de medo em Ímola. Desde o GP que você não conseguiu completar, falamos todos os dias sobre você. Dos recordes que alcançou, daqueles que foram superados – e que seriam seus se ainda estivesse aqui, quem sabe! – da pole arrancada no último minuto, do seu calibre para ultrapassagens, da sua precisão maníaca, dos seus sorrisos tristes e de seus planos para uma Fundação. Ainda há tudo isso em nossas mentes. Pensamos então: que tal estamos no primeiro fim de semana de maio em Ímola com suas máquinas, seus amigos e seus sonhos? – disse, emocionado, o curador da mostra “Ayrton Senna Tribute”, Ezio Zermiani.

Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira em Milão, os organizadores apresentaram detalhes do evento. Durante os quatro dias de atividades no circuito serão realizadas missas, exposições de filmes, fotos e carros do tricampeão, desfile de carros antigos, corridas de kart, etc. A mostra sobre Senna inaugurará o museu, batizado de Checco Costa, fundador do autódromo. Parte da renda do evento será destinada ao Instituto Ayrton Senna, organização presidida pela irmã do piloto, Viviane Senna, que ajuda cerca de 2 milhões de crianças pelo Brasil.

- Esperamos que o “Ayrton Senna Tribute” permaneça por muito tempo nas mentes e nos corações de todos aqueles que participarem. Não será apenas uma celebração a um dos maiores campeões da história do automobilismo, faremos fazer viver a memória de uma pessoa especial que sempre demonstrou enormes qualidades humanas. Nos quatro dias, viveremos emoções fortes. A maravilhosa exposição do campeão brasileiro que será inaugurada no novo Museu Checco Costa será a força motriz dos elementos entre a pista e o paddock, com a presença indispensável de amostras de carros campeões que protagonizaram uma era inesquecível para o esporte. Gostaria de agradecer ao site F1Passion.it pela paixão que colocaram na organização e à Fundação Senna pela valorosa contribuição para o Museu, à administração municipal pelo suporte e cooperação e, é claro, aos muitos fãs que comparecerão a Ímola para esses inesquecíveis dias – destacou Uberto Selvatico Estense,  presidente do Autódromo.

No dia 1º de maio – data exata da morte do ídolo, será realizada uma cerimônia na Curva Tamburello, local do acidente fatal, desfile de carros e motos, inauguração de exposições de carros, itens e fotos do piloto. O site italiano “F1Passion.it”, parceiro do evento, já adiantou que um kart Parilla, guiado pelo tricampeão no início de sua carreira, fará parte do tributo. No mesmo dia haverá também um jantar beneficente com exibição do filme “Ayrton”, de Ercole Colombo e Angelo Orsi. Perto dali, no estádio Romeo Galli, a 44km do circuito, também como parte do evento, será disputada uma partida de futebol com o “Nazionale Piloti”, famoso time formado por pilotos e ex-pilotos.

No dia seguinte, serão realizadas corridas de kart na parte da manhã e à tarde. À noite, o paddock será palco de um show musical. No sábado, haverá desfiles de carros, visita guiada ao circuito e a projeção do filme “Senna”, de Asif Kapadia. No último dia, serão realizadas corridas a pé e de bicicleta pelo traçado, desfile de carros antigos, além da cerimônia de encerramento.


As trágicas mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em 30 de abril e 1º de maio de 1994 estão gravadas na memória de cada um em Ímola e de todos os entusiastas do automobilismo. O destino, como sempre estranho e imprevisível, ligou a nossa cidade ao nome de um dos maiores campeões de todos os tempos, juntamente ao do piloto austríaco, certamente menos famoso e intitulado, mas que merece sinceras lembranças e homenagens. Ímola, portanto, tem a satisfação de acolher, no 20º aniversário desses trágicos acontecimentos, um grande evento internacional, que reacenderá o sentimento entre nossa bela pista e o mundo da F-1. Estamos orgulhosos de inaugurar nesta ocasião o Museu do Autódromo, em homenagem ao fundador, Checco Costa. Será um lugar de história e memória, que não olhará apenas para o passado, mas dará vez ao renascimento em grande estilo de um circuito de plano global – disse Daniele Marca, prefeito de Ímola.

Fonte: globoesporte.globo.com

GOVERNO DE GOIÁS REPASSA RECURSOS PARA PREFEITURA DE GOIÂNIA ADQUIRIR CAMINHÕES COMPACTADORES

Marconi Perillo e Paulo Garcia
O Governo de Goiás vai ajudar a Prefeitura de Goiânia adquirir entre 20 e 30 caminhões compactadores numa parceria que pretende resolver a questão do acúmulo de lixo nas ruas da capital. 

O governador anunciou o repasse dos recursos para colaborar no serviço de coleta de lixo por conta da dificuldade enfrentada pela prefeitura.

Nota do Governo de Goiás

O governador Marconi Perillo determinou nesta quarta-feira (30/4), em caráter emergencial, a liberação de recursos do Tesouro Estadual para que a Prefeitura de Goiânia efetue a compra de caminhões compactadores de lixo.

Lixo acumulado em Goiânia

O Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia assinarão, nos próximos dias, um termo de convênio que prevê a destinação de R$ 6 milhões para a aquisição, em caráter emergencial, de caminhões compactadores.


Segundo os termos do convênio, o Governo de Goiás repassará R$ 5,8 milhões para a Prefeitura, que entrará com contrapartida de R$ 200 mil para a compra dos veículos. A iniciativa do Governo do Estado, segundo o governador, tem como objetivo colaborar com as medidas tomadas pelo prefeito Paulo Garcia para solucionar os problemas da coleta de lixo da Capital.