quinta-feira, 28 de maio de 2015

ENTREGA DE VIATURA RURAL EM ITAPIRAPUÃ DEBATEU ONDA DE CRIMES NA CIDADE

Entrega da viatura rural em Itapirapuã
O Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Luiz Antonio da Silva Rocha fez a entrega de uma Viatura Rural, uma Camioneta S-10 cabina dupla zero quilômetro à 3ª CIAPM em Itapirapuã em reunião realizada na Câmara Municipal, com a presença da prefeita Zélia Camelo de Oliveira, Juiz da Comarca Dr. José Machado de Castro Neto, presidente da Câmara Suerley Gonçalves do Nascimento, entre outras autoridades.

A Patrulha Rural se aprimorou com o passar dos danos e hoje o policiamento é desenvolvido de acordo com os princípios da Polícia Comunitária. O diferencial, atualmente, é que as equipes fazem visitas sistemáticas a proprietários de terras, pequenos agricultores, trabalhadores, em que procuram levantar as prioridades de segurança para eles, bem como definir os problemas que cada região enfrenta, e o viatura rural entregue em Itapirapuã irão reforçar esta modalidade de atuação da PM.

Tenente Coronel Luiz Antonio da Silva Rocha, prefeita Zélia
Camelo de Oliveira, presidente do Sindicato Rural José Luiz,
e o Juiz da Comarca Dr. José Machado.
O Juiz da Comarca, Dr. José Machado, fez um relato das dificuldades enfrentadas pela comunidade, inclusive criticando “o desarmamento do cidadão de bem em desvantagem à bandidagem que sempre é bem armada”. O Juiz cobrou do comandante do 6º BPM o aumento do efetivo de policiais em Itapirapuã como forma de combater a criminalidade, inclusive lembrando a situação de crise vivida atualmente na cidade, “a mulher não pode ir à esquina, com medo de ser violentada. Existem crimes que causam uma repugnância maior, particularmente o crime de estupro”, disse o juiz mostrando indignação com a crise na segurança em Itapirapuã.

O presidente do Sindicato Rural, Sr. José Luiz de Souza, destacou a “satisfação em receber mais este benefício, mais este reforço para a segurança pública em Itapirapuã”, alertando também que “existem roubos de gado toda semana no Município e esperamos que sejam diminuídos”.

A prefeita Zélia Camelo de Oliveira agradeceu ao comandante pela entrega da viatura rural, mas cobrou a vinda de mais policiais, “precisamos aumentar o número de polícias para que o crime seja combatido de fato e a segurança seja garantida”, disse a prefeita que destacou as palavras do Juiz da Comarca sobre os problemas que está incomodando a segurança da população em Itapirapuã. De acordo com Zélia, “nós mulheres estamos amedrontadas diante dos crimes bárbaros que vem acontecendo recentemente, e também com os roubos a residências, comércio e propriedades rurais”, disse a prefeita.

Zélia lembrou que durante a recente inauguração da GO-324, no distrito de Jacilândia, cobrou do governador Marconi Perillo uma atenção especial para a segurança no distrito e em Itapirapuã. A prefeita se colocou a disposição do comando da PM para ajudar na segurança pública, “não faltarão ações para garantir a segurança no município”, disse Zélia.

Prefeita Zélia Camelo de Oliveira agradeceu a entrega da viatura rural

O Comandante do 6° BPM, Tenente Coronel Luiz Antonio da Silva Rocha disse que “vim para inaugurar uma modalidade de policiamento, a patrulha rural, e tenho a função de encaminhar as reclamações”, e destacou que a zona rural se tornou um atrativo para os roubos e furtos, completando que “a aproximação da comunidade junto à polícia militar no policiamento comunitário rural vai facilitar e melhorar a sensação de segurança no Município”, disse.

De acordo com o comandante do 6º BPM, “a instituição da 3ª Cia PM em Itapirapuã já é uma forma de possibilitar o aumento do efetivo de policiais, estamos caminhando, a nossa preocupação é com a segurança pública, mas existem entraves burocráticos e legais para a contratação de novos PMs, o governo tem dificuldades para aumentar o efetivo.” E completou que “não estamos aqui para iludir ninguém”, falou, mas garantiu que “vamos reforçar o policiamento, fazer um planejamento e procurar atender à demanda e às solicitações”, finalizou.


Participaram ainda da reunião os vereadores Walfredo Rogério Manso e Neurivam Matias Rocha; o vice-prefeito José de Souza; o presidente da COMAI Wilme Agapito; o delegado de polícia Dr. Paulo Roberto Tavares de Brito; o ex-prefeito Zacarias Ribeiro de Oliveira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Vicente Matos, presidente da Agrovial Deodato Pereira do Nascimento, e os secretários municipais Suely Ribeiro (Finanças), Roscalino Pereira Lúcio (Obras e Ação Urbana), e Marcou Diniz (Esporte e Lazer).

TRANSPARÊNCIA TOTAL - PREFEITURA CUMPRE LEGISLAÇÃO!

A Prefeitura de Jussara na gestão da prefeita Tatiana Ranna mantém o site oficial atualizado com todas as informações sobre a sua gestão,cumprindo rigorosamente a Lei, administrando de forma transparente.

 É a primeira vez na história do Município que é dada total transparência das contas públicas.

Todo e qualquer cidadão ou autoridade, em Jussara ou em qualquer lugar do Mundo, tem acesso às ações da prefeitura de Jussara. No site é possível buscar informações sobre Receitas, Despesas, Folha de Pagamento, RH, Salário de Servidores, Empenhos, Liquidações, Pagamentos, Publicações, Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar, Links Úteis e muito mais. Para acessar o endereço é o seguinte: http://www.jussara.go.gov.br/site/   

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O Portal da Transparência, em atendimento a Lei Complementar nº 131 de 27 de maio de 2009, é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas do Município. Estão disponíveis informações sobre a aplicação dos recursos públicos municipais, como, por exemplo, contração de bens e serviços.

O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Em 18 de novembro de 2011, foi sancionada a Lei Federal nº 12.527, Lei de Acesso à Informação. A nova Lei efetiva o direito previsto no artigo 5º, inciso XXXIII da Constituição Federal, de que todos têm a prerrogativa de receber dos órgãos públicos além de informações do seu interesse pessoal, também aquelas de interesse coletivo.

A nova Lei trouxe inovações ao Portal da Transparência, através da regulamentação dos institutos da Transparência Ativa e Passiva. A Transparência Ativa é quando a Administração Pública divulga informações por iniciativa própria, de forma espontânea, independente de qualquer solicitação e a Transparência Passiva quando a Administração Pública divulga informações sob demanda em atendimento às solicitações da sociedade.


A PREFEITURA MUNICIPAL DE JUSSARA está cumprindo seu papel quando divulga suas ações e serviços, como também, ela está preparada para receber demandas específicas por parte dos cidadãos no que tange solicitações às informações públicas.


GESTÃO PÚBLICA - PREFEITA TATIANA ENTRE OS 100 MELHORES DO BRASIL

A União Brasileira de Divulgação – UBD parabenizou a prefeita Tatiana Ranna pela classificação entre os 100 Melhores Prefeitos do Brasil na Esfera Educação e Infra-Estrutura. O título é concedido à prefeita como forma de reconhecimento ao excelente trabalho administrativo que é desenvolvido.

Entre os prefeitos de municípios goianos, a prefeita de Jussara conseguiu a 8ª melhor classificação, confirmando conquistas anteriores importantes como o melhor IDH da região oeste de Goiás, 10 prêmios Agrinho em 2014, e premiações importantes no Programa Goiás na Ponta do Lápis.

Por meio do Ofício Especial enviado à prefeita Tatiana em 17 de abril de 2015, a UBD certifica que “A atual gestão atende os requisitos de excelência em gestão pública, onde são avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade”.

A classificação de Jussara e dos demais municípios pode ser conferida no site WWW.ubd.com.br onde é divulgado.

A União Brasileira de Divulgação - UBD, foi fundada em l0/05/2001, com a finalidade de divulgar através de pesquisas interativas de Gestão Pública, destacando as melhores administrações municipais do Brasil, nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde.

Prefeitos de municípios goianos classificados entre os 100 melhores do Brasil:


Goianésia - Pref. Jalles Fontoura de Siqueira, Cidade Ocidental - Pref. Giselle Cristina de Oliveira Araujo, Santa Helena de Goiás- Pref. Judson Lourenço da Silva, Ouro Verde de Goiás - Pref. Jaime Ricardo Ferreira, Valparaiso de Goiás - Pref. Lucimar Conceição do Nascimento, Trindade - Pref.  Janio Carlos Alves Freire, Ipameri - Pref. Daniela Vaz Carneiro, Jussara - Pref. Tatiana Ranna dos Santos, São Luis de Montes Belos - Pref. Mercia Regeane Lima de Oliveira Cesilio, Rubiataba - Pref. Jakes Rodrigues de Paula, Porangatu - Pref.  Eronildo Lopes Valadares, Catalão - Pref.  Jardel Sebba, Posse - Pref. José Gouveia de Araújo,Vianópolis - Pref. Issy Quinan Junior, Silvânia  - Pref.  José da Silva Faleiro, Montividiu do Norte - Pref.  Jurandir Amaral da Silva, Jaraguá - Pref. Ival Danilo Avelar, Palmeiras de Goiás - Pref. Albarene de Souza Marques, Anápolis - Pref. João Batista Gomes Pinto, Águas Lindas de Goiás - Pref.  Osmarildo Alves de Sousa, Montividiu do Norte - Pref.  Jurandir Amaral da Silva, Novo Gama - Pref. Everaldo Vidal Pereira Martins, Santo Antônio do Descoberto - Pref.  Itamar Lemes do Prado, Niquelândia - Pref.  Luiz Teixeira Chaves, Gouvelândia - Pref. José do Nascimento Januario, Nerópolis - Pref. Fabiano Luiz da Silva, Goianira - Pref. Randel Miller de Assis Santos, Itumbiara - Pref. Francisco Domingues de Faria, Barro Alto - Pref. Geraldo Martins Ferreira, Padre Bernado - Pref. Francisco de Moura Teixeira Filho, Rio Verde - Pref. Juraci Martins de Oliveira,  Itauçu - Pref. Moacir Dias Barbosa, Santa Bárbara de Goiás - Pref. Paulo Martins de Deus.