terça-feira, 11 de agosto de 2015

RODEADOS PELO INIMIGO - SECRETÁRIO DE FINANÇAS CONFESSA ENVOLVIMENTO NA MORTE DO PREFEITO DE MATRINCHÃ

Secretário de Finanças Hélio Soyer confessou envolvimento no
assassinato do prefeito de Matrinchã Daniel Antonio
e sua esposa.
O Secretário de Finanças Hélio Soyer, 66 anos, confessou na tarde de hoje o seu envolvimento na morte do prefeito e da primeira dama de Matrinchã-GO. 

De acordo com depoimento à polícia, Hélio Soyer teria mandado matar o prefeito e a primeira dama, mas a motivação do crime ainda não foi revelada.

A morte do prefeito Daniel Antonio e da primeira dama Elizete Bruno, no último dia 04, ganhou repercussão nacional pela brutalidade do crime cometido. Os dois foram encontrados mortos em sua residência na Agrovila, por golpes na cabeça e cortes no pescoço.

As investigações continuam com a Polícia Civil buscando provas sobre o crime e também sobre um provável envolvimento de mais pessoas e o esclarecimento sobre as motivações.

Hélio Soyer e as vítimas Elizete e Daniel
HOMEM DA CONFIANÇA DO PREFEITO

Hélio Soyer foi um dos mentores da campanha eleitoral de Daniel, inclusive com doações financeiras e de serviços para a campanha, um dos seus coordenadores diretos. Homem da inteira confiança do prefeito ocupou a Secretaria de Finanças desde o primeiro dia do mandato de Daniel até o dia do crime, quando então desapareceu da cidade.

Moradores de Matrinchã estão estarrecidos com a notícia e esperam que agora tudo seja esclarecido, inclusive com a possível revelação de outros envolvidos. "Ele deve entregar tudo agora", disse um morador.

Hélio Soyer é irmão do ex-deputado Federal Luiz Soyer.


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

JUIZ DETERMINA BLOQUEIO DE BENS DO EX-COORDENADOR DO TRANSPORTE ESCOLAR DE ITAPIRAPUÃ

Acolhendo os pedidos liminares feitos em ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Lucas Arantes Braga, o juiz José Machado de Castro Neto determinou a indisponibilidade de bens do ex-coordenador do transporte escolar de Itapirapuã, José Marques Neto, conhecido como José Emídio. Além do bloqueio de bens no valor de R$ 15.794,60, foi determinado que seja descontado 30% do salário recebido pelo réu em uma conta judicial. Confira aqui a íntegra da decisão.

Ao acolher o pedido liminar feito pelo promotor, o magistrado afirmou que “a série de irregularidades apontadas pelos documentos que integram o inquérito civil público noticiam a possibilidade de dano irreparável decorrente dos acidentes já ocorridos, bem como da possibilidade do desvio das verbas que foram destinadas para a manutenção do transporte escolar e não foram aplicadas nas frotas, o que caracterizaria dano ao erário”.

Conforme sustentado na ação, proposta em fevereiro deste ano, o ex-gestor permitiu, em 2010, o uso indevido de veículos em péssimo estado de conservação e sem aprovação do Detran no transporte escolar do município. Em razão disso, uma aluna da zona rural sofreu grave acidente, quando era transportada por uma Kombi, ano 1996. A estudante sofreu trauma na cabeça, tendo, inclusive, de ser encaminhada para tratamento em Goiânia.

Antes desse acidente, outros três já tinham acontecido, sem que o então coordenador tomasse as providências necessárias. O veículo, segundo testemunhas, não tinha cinto de segurança, a porta não tinha trava nem maçaneta, sendo amarrada por uma liga pelo lado interno, apresentava também problema no freio e o farol não funcionava.

O promotor apontou ainda na ação que a Kombi não tinha qualquer selo de vistoria do Detran, não constando vistoria do órgão. Além desse veículo, circulavam outros 6 reprovados pelo Detran e que pertenciam à frota do transporte escolar.

Por várias vezes, José Emídio chegou a ser alertado sobre as más condições da Kombi e, mesmo depois do acidente, ele permitiu que ela continuasse a fazer o transporte. Ao constatar esse fato, o MP, quatro dias depois do ocorrido, recomendou a troca de todos os veículos reprovados por outros novos, além de outras providências, como adesivação dos veículos e fiscalização permanente. Consta que a Kombi foi substituída por outra, que também não tinha selo de aprovação do Detran, estava com pneus gastos e não tinha faixas de transporte escolar.


Para o MP, a conduta do ex-gestor atentou contra os princípios da administração pública em razão da ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, entre outros princípios estabelecidos pela legislação. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Foto: Arquivo da Promotoria de Itapirapuã)

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

GRANDE MULTIDÃO NO SEPUTAMENTO DO PREFEITO E PRIMEIRA DAMA DE MATRINCHÃ

O prefeito de Matrinchã Daniel Antonio e a primeira dama Elizete Bruno foram sepultados no final da tarde da quarta-feira, 05/08, no cemitério municipal da cidade.

Uma grande multidão compareceu ao velório que aconteceu na Igreja Matriz de Santa Luzia da Matrinchã, onde o prefeito e a primeira dama receberam as últimas homenagens de familiares, amigos, autoridades e populares.

O governador Marconi Perillo compareceu em homenagem a Daniel a quem destacou como “amigo de infância, na cidade de Palmeiras, onde estudamos juntos. O Daniel me acompanhou em todas as campanhas de governador, perdemos um grande amigo, uma pessoa que lutou muito pela sua gente e pelo seu Município”, disse o governador.

Marconi informou que pediu empenho para a elucidação do caso e disse que vai acompanhar pessoalmente as investigações junto à Secretaria de Segurança Pública.

Geraldinho, pai de Daniel, recebeu pesar do
Governador Marconi Perillo
Os deputados Claudio Meirelles e Magda Mofato também fizeram homenagens à memória do ex-prefeito e sua esposa. Estiveram presentes também os prefeitos de cidades como Tatiana Ranna (Jussara), Zélia Camelo de Oliveira (Itapirapuã), Fausto Brito Luciano (Araguapaz), José Vilmar Maciel (Montes Claros de Goiás), Dr. Sebastião Sabino (Novo Brasil), Paulinho do Lino (Faina), Carlos Cunha (Britânia), entre outros, e vereadores de várias cidades fizeram também a última homenagem ao prefeito Daniel.

O pai do ex-prefeito, Sr. Geraldinho pediu aos presentes que conformassem com a perda, “já que o filho havia cumprido a sua missão”, disse emocionado.


Daniel e Elizete foram encontrados mortos na manhã de ontem na Agrovila onde moravam, a cerca de três quilômetros da cidade. De acordo com informações o dois foram torturados com golpes na cabeça, e ainda tiveram cortes profundos no pescoço.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

NOVA VERSÃO MOSTRA QUE PREFEITO E PRIMEIRA DAMA DE MATRINCHÃ FORAM MORTOS A FACADAS

Prefeito Daniel foi assassinado junto com esposa em casa
Novas informações sobre as mortes do prefeito e primeira dama de Matrinchã mudam a versão inicial que  indicava que Daniel Antonio e Elizete Bruno tivessem sido mortos com tiros disparados na cabeça por arma de grosso calibre.

De acordo com o delegado da cidade de Itapirapuã Paulo Roberto Tavares de Brito, que estava coordenando as primeiras investigações, os dois foram mortos por esgorjamento, ou seja, por corte profundo no pescoço.

A polícia diz que foi constatado afundamento de crânio em Elizete Bruno, mas ainda não se sabe se foi provocado por tiro ou algum outro objeto.

As informações preliminares indicavam a morte por tiros, conforme relataram vizinhos que disseram ter ouvidos os disparos na madrugada. O equívoco se deu também porque ninguém se aproximou para revirar os corpos para não atrapalhar as investigações.

Elizete Bruno e Daniel Antonio

Os corpos foram levados no final da tarde para necropsia no Instituto Médico-Legal em Goiânia. Somente o laudo poderá relatar se os dois também foram alvejados ou não por tiros. O caso será investigado pela Delegacia Especial de Investigações Criminais.

A motivação dos crimes ainda será investigada, mas a suspeita inicial é de dívida ou rixa pessoal.


O velório deverá ter início na madrugada da quarta-feira, na Igreja Católica que fica na praça central de Matrinchã. A comoção tomou conta da cidade, a população está assustada com o ocorrido.




PREFEITO DE MATRINCHÃ E A PRIMEIRA DAMA FORAM EXECUTADOS A TIROS

Primeira Dama Elizete e prefeito Daniel foram mortos
em casa na manhã de terça-feira, 04/08
OPINIÃO GERAL NA CIDADE DESCARTA MOTIVAÇÃO POLÍTICA PARA O CRIME - DÍVIDAS ANTIGAS PODEM TER MOTIVADO A EXECUÇÃO.

O assassinato do prefeito de Matrinchã Daniel Antônio de Souza (PTB) e sua esposa Elizete Bruno, encontrados mortos nesta terça-feira, 04/08, abalou a cidade e região.

Os corpos foram encontrados logo pela manhã na Agrovila, a 3 quilômetros da cidade, onde Daniel era proprietário de uma pequena chácara. Segundo informações, os dois foram executados com tiros na cabeça com arma de grosso calibre, na parte externa da casa e depois levado e colocados um em cada quarto, onde foram encontrados.

Daniel completaria 51 anos no próximo sábado, 08/08, e “pode ter sido vítima de execução motivada por questões pessoais, com envolvimento em dívidas antigas”, conforme informou um amigo da vítima que preferiu não ser identificado.

A motivação política para o crime é praticamente descartada, conforme opinião de várias lideranças e autoridades locais, inclusive vereadores de oposição e da situação. Um vereador informa que o prefeito respondia a uma CPI, mas que “não haveria motivação política para o crime, se houvesse seria o inverso, ou seja, alguma represália para cima de membros da CPI, e não contra o prefeito”, esclarece o vereador que pediu para não ser identificado.

Motivação política é descartada para morte do prefeito Daniel

O local do crime está isolado e aguardando pela perícia e por investigadores da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), que já foram deslocados de Goiânia.

Lideranças políticas autoridades, entre elas vários vereadores esperam que este crime se esclarecido e que os autores sejam punidos. “O prefeito e a primeira dama eram pessoas de bem, eram queridas na cidade e não mereciam uma morte brutal como esta, a política não é motivação para tanto, ela passa e as amizades sempre ficam”.