Serão contempladas escolas estaduais da regional de Jussara
e escolas municipais da cidade onde acontece a formação.
O Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte, da
Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia nos dias 5, 6 e 7 de junho, em
Itapirapuã, o curso de regência e formação de banda para professores de escolas
estaduais e municipais da cidade. O curso, segundo a diretora do Ciranda da
Arte, professora Luz Marina, é aberto a professores da rede estadual de toda a
Subsecretaria Regional de Educação de Jussara e visa atender à demanda da região
pela capacitação de profissionais para a regência e a formação de bandas nas
escolas.
Formação - O coordenador de Bandas do Ciranda da Arte,
professor Marcelo de Almeida, que será o responsável pela formação dos
professores na cidade de Itapirapuã, ao lado de três outros profissionais do
Ciranda, explica que o curso possibilitará identificar as necessidades da
regional e promover, além da formação inicial, o aperfeiçoamento futuro dos
professores de bandas e fanfarras e dos instrutores e coreógrafos de Linha de
Frente.
O curso será realizado no Centro de Pastoral do Menor de
Itapirapuã (Cepami), no Setor Cidade
Livre, com o apoio da Prefeitura Municipal que ofereceu hospedagem e
alimentação aos professores formadores. Como nem todas as escolas possuem ainda
instrumentos musicais, embora tenham escolhido a oficina de Banda no programa
federal Mais Educação deste ano, a formação só será possível porque a diretora
da Escola Estadual Nico de Barros, Zuleide Pires da Costa Nascimento, cederá
por empréstimo os instrumentos daquela unidade para as oficinas do curso.
Equipe formadora - Com Marcelo de Almeida, que é euphonista,
estarão em Itapirapuã os professores: Renato Marciano, percussionista e
professor da banda marcial do Colégio Estadual José Carlos de Almeida, de
Goiânia, integrante da seleção brasileira de percussão e campeão nacional em
2013 com a banda de percussão de sua escola; e Manasses Aragão, trompetista,
músico da Orquestra do Ciranda da Arte, com experiência em várias bandas da
capital e especialista na parte pedagógica do Método Tocar Junto.
Também irá a Itapirapuã a professora Pollyanna França, que é
baliza campeã estadual e nacional em várias competições e concursos de bandas,
professora da escola de balizas e coordenadora da área de linha de frente do
Ciranda da Arte. Ela será responsável pela formação dos professores que irão
compor e treinar as balizas das escolas de Itapirapuã e regional para a Linha
de Frente das bandas escolares.
Escolas - De Itapirapuã, participarão desta formação as
escolas da rede estadual: Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Escola
Estadual Desembargador Mário Caiado e Escola Estadual Nico de Barros; além das
unidades municipais Escola Sebastiana Sardinha e Centro de Pastoral do Menor de
Itapirapuã (Cepami). De Jussara, até o momento, segundo o subsecretário
regional de Educação, Luiz Mário Lopes Cardoso, se inscreveram para o curso as
escolas: Colégio Estadual Dr. Brasil Ramos Caiado e o CPMG Unidade Maria Tereza
G. N. Bento; e uma de Britânia: Colégio Estadual Alfredo Nasser.
As vagas, entretanto, estão abertas a outras unidades da
rede estadual da regional de Jussara. Cada escola deve participar com pelo
menos três professores, sendo um para percussão, um para sopro e outro para a
Linha de Frente. Para a formação de Linha de Frente, estudantes das escolas
inscritas que tiverem interesse em atuar como balizas, podem participar da
formação ao lado dos professores nas oficinas que serão realizadas durante o
curso.
Combate à evasão - Para o diretor do Colégio Estadual Ilidia
Maria Perillo Caiado, Márcio Nunes, sabendo que o Brasil possui uma riqueza
cultural e artística imensa e que devemos valorizar e incorporar os conteúdos e
formas culturais presentes na grande diversidade, esse curso chegou num bom
momento para a sua escola. “Vejo numa fanfarra ou numa banda uma oportunidade
de crescimento na vida estudantil e, principalmente, no combate à evasão
escolar”, afirmou Márcio Nunes, lembrando que a atuação de uma banda também
aproxima a escola da comunidade.
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