segunda-feira, 26 de maio de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BANDAS EM ITAPIRAPUÃ

Serão contempladas escolas estaduais da regional de Jussara e escolas municipais da cidade onde acontece a formação.

O Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Itapirapuã, o curso de regência e formação de banda para professores de escolas estaduais e municipais da cidade. O curso, segundo a diretora do Ciranda da Arte, professora Luz Marina, é aberto a professores da rede estadual de toda a Subsecretaria Regional de Educação de Jussara e visa atender à demanda da região pela capacitação de profissionais para a regência e a formação de bandas nas escolas.

Formação - O coordenador de Bandas do Ciranda da Arte, professor Marcelo de Almeida, que será o responsável pela formação dos professores na cidade de Itapirapuã, ao lado de três outros profissionais do Ciranda, explica que o curso possibilitará identificar as necessidades da regional e promover, além da formação inicial, o aperfeiçoamento futuro dos professores de bandas e fanfarras e dos instrutores e coreógrafos de Linha de Frente.

O curso será realizado no Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã (Cepami), no Setor  Cidade Livre, com o apoio da Prefeitura Municipal que ofereceu hospedagem e alimentação aos professores formadores. Como nem todas as escolas possuem ainda instrumentos musicais, embora tenham escolhido a oficina de Banda no programa federal Mais Educação deste ano, a formação só será possível porque a diretora da Escola Estadual Nico de Barros, Zuleide Pires da Costa Nascimento, cederá por empréstimo os instrumentos daquela unidade para as oficinas do curso.

Equipe formadora - Com Marcelo de Almeida, que é euphonista, estarão em Itapirapuã os professores: Renato Marciano, percussionista e professor da banda marcial do Colégio Estadual José Carlos de Almeida, de Goiânia, integrante da seleção brasileira de percussão e campeão nacional em 2013 com a banda de percussão de sua escola; e Manasses Aragão, trompetista, músico da Orquestra do Ciranda da Arte, com experiência em várias bandas da capital e especialista na parte pedagógica do Método Tocar Junto.
Também irá a Itapirapuã a professora Pollyanna França, que é baliza campeã estadual e nacional em várias competições e concursos de bandas, professora da escola de balizas e coordenadora da área de linha de frente do Ciranda da Arte. Ela será responsável pela formação dos professores que irão compor e treinar as balizas das escolas de Itapirapuã e regional para a Linha de Frente das bandas escolares.

Escolas - De Itapirapuã, participarão desta formação as escolas da rede estadual: Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Escola Estadual Desembargador Mário Caiado e Escola Estadual Nico de Barros; além das unidades municipais Escola Sebastiana Sardinha e Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã (Cepami). De Jussara, até o momento, segundo o subsecretário regional de Educação, Luiz Mário Lopes Cardoso, se inscreveram para o curso as escolas: Colégio Estadual Dr. Brasil Ramos Caiado e o CPMG Unidade Maria Tereza G. N. Bento; e uma de Britânia: Colégio Estadual Alfredo Nasser.

As vagas, entretanto, estão abertas a outras unidades da rede estadual da regional de Jussara. Cada escola deve participar com pelo menos três professores, sendo um para percussão, um para sopro e outro para a Linha de Frente. Para a formação de Linha de Frente, estudantes das escolas inscritas que tiverem interesse em atuar como balizas, podem participar da formação ao lado dos professores nas oficinas que serão realizadas durante o curso.

Combate à evasão - Para o diretor do Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Márcio Nunes, sabendo que o Brasil possui uma riqueza cultural e artística imensa e que devemos valorizar e incorporar os conteúdos e formas culturais presentes na grande diversidade, esse curso chegou num bom momento para a sua escola. “Vejo numa fanfarra ou numa banda uma oportunidade de crescimento na vida estudantil e, principalmente, no combate à evasão escolar”, afirmou Márcio Nunes, lembrando que a atuação de uma banda também aproxima a escola da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário