quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Candidatos de Montividiu têm registros cassados e são declarados inelegíveis


Os candidatos aos cargos de prefeito e de vice de Montividiu, Suely Gonçalves Cruvinel e Esthepeson André de Sousa, acionados pela promotora eleitoral Yashmin Crispim Baiochhi de Paula e Toledo pela prática de abuso de poder econômico, tiveram seus registros de candidatura cassados. Os dois junto com o candidato a vereador Raimundo de Oliveira da Silva também foram declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos. De acordo com o juiz eleitoral Ricardo Nicoli, caso o trânsito em julgado da sentença proferida (clique aqui) se dê após a diplomação dos eleitos, haverá a cassação de seus diplomas.

A ação sustentou que os candidatos promoveram, ilegalmente, gastos com a confecção, aquisição e distribuição de camisetas para eventos esportivos e culturais da cidade, bem como arcaram com a inscrição de equipes em uma das competições, que, inclusive, foi promovida pelo candidato a vereador Raimundo Silva.

Torneio de futebol
Na ação, Yashmin Toledo relata que, em 19 de agosto, foi realizado um torneio de futebol, na “Venda do Adão”, em Montividiu. Nesse dia, os jogadores do time “Morada Feliz” usaram camisetas com a inscrição “Apoio: Suely”, numa referência à candidata a prefeita.
Segundo apurado pelo MP, o técnico do time é Raimundo, que postulava uma vaga na Câmara do município, da mesma coligação dos candidatos Suely e Esthepeson. Inquiridos, dois irmãos que se apresentaram como os “donos do time” assumiram também que trabalham para Suely.

Os demais jogadores da equipe, segundo depoimento, foram convidados para participar do evento por Raimundo, que entregou as camisetas confeccionadas com a logomarca da candidata e patrocinadora do time, já que ela pagou inclusive a taxa de inscrição para o torneio, num valor de cerca de R$ 200,00.
Foram recebidas informações também que outros times estariam utilizando o uniforme com propaganda eleitoral ilícita, consistente no nome da candidata, o que demostra a sua intenção de captação de votos em favor de Suely, ressalta a promotora.
A promotora eleitoral observa que a legislação proíbe gastos com a confecção, aquisição e distribuição de camisetas, o que evidencia a conduta ilícita dos representados. Yashmin Toledo registra que as camisetas não foram vendidas e sim doadas pelos representados e fornecidas por Raimundo, como subterfúgio para a captação de votos.

Em um dos torneios realizados na cidade, em que também foram usadas camisetas como nome da candidata, também houve uma narração pelo locutor do evento, em microfone, direcionada a toda a população, informando que os patrocinadores do torneio de futebol eram os candidatos. O narrador chegou a agradecer o patrocínio, informando que Esthepeson estaria “pagando tudo”.

Cavalgada
Consta da ação que, no dia 16 de setembro, foi realizada no município de Montividiu uma cavalgada para difundir a campanha eleitoral dos representados Suely e Esthepeson, além dos candidatos a vereador das Coligações Montividiu para Todos I, II e III. Os participantes do evento usaram, na ocasião, camisetas brancas com o nome da candidata Suely bordado nas mangas. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário