segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PROMOTORA DE ACREÚNA ESCLARECE SOBRE PROCESSOS CONTRA PREFEITO AFASTADO DA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO

Acreúna-GO - Prefeito foi afastado
A promotora de Justiça Anna Edesa Lins Boabaid rebateu informações incorretas divulgadas na imprensa pelo prefeito afastado de Acreúna, Toni Rogério Rodrigues Sandim. No último dia 4 de novembro o prefeito foi afastado liminarmente do cargo por 180 dias, a pedido do Ministério Público, por fraudes em licitação e contratação de transporte escolar no município. No entanto, o prefeito afastado tem declarado nos últimos dias que a representante do Ministério Público faria parte de uma armação, em conjunto com a Câmara de Vereadores e outros agentes públicos, incluindo Juiz de Direito e Delegado de Polícia, para afastá-lo a partir de denúncia que teria sido formulada naquela Casa de Leis por Michel Pires Marques. De acordo com a promotora, os assuntos são totalmente distintos.

Anna Edesa informa que, após conclusão de inquérito civil público instaurado em abril de 2014, foi ajuizada no começo de novembro ação civil de improbidade administrativa contra Toni Rogério Rodrigues Sandim e outros, por simulação e fraudes em procedimentos de dispensa de licitação e em procedimentos licitatórios, referentes a quatro contratos de locação de veículos para prestação de serviços de transporte escolar. Nessa ação, a única em que foi pedido o afastamento do prefeito, o juiz deferiu a liminar e determinou o afastamento de Rogério Sandim pelo prazo de 180 dias, para não prejudicar a instrução processual.

Outro inquérito civil envolvendo o prefeito foi instaurado em maio de 2013 e a ação de improbidade ajuizada em abril de 2014. A ação trata da simulação e fraude em procedimento de dispensa de licitação, referente a contrato de locação de imóvel pelo município de Acreúna que, na verdade, pertencia ao prefeito e a outras pessoas, mas foi registrado em nome de um laranja para que pudesse ser locado. As denúncias formuladas por Michel Pires perante a Câmara dos Vereadores envolvem o contrato de locação desse imóvel e dois contratos de fornecimento de medicamentos celebrados no ano de 2013 pelo município de Acreúna.

Segundo a promotora, os inquéritos instaurados por ela não foram iniciados por representação de Michel Marques, conforme o prefeito tenta divulgar. “E mesmo que fossem, isso não importaria, pois uma ação civil de improbidade administrativa não seria ajuizada meramente com base em declarações de uma única pessoa, mas sim após colheita de provas legítimas”, reforça.

Somente quando se manifestou como custos legis (fiscal da lei) nos autos judiciais do mandado de segurança do processo que tramita na Câmara, foi que a promotora soube que em 13 e 27 de junho de 2014 Michel Marques protocolizou duas denúncias na Câmara de Vereadores. A comissão processante instaurada naquele órgão legislativo não tem qualquer ligação com as ações civis de improbidade administrativa e com eventuais ações penais a serem ajuizadas contra o prefeito afastado Toni Rogério Rodrigues Sandim, a não ser o objeto de uma delas, que é o mesmo da ação civil de improbidade administrativa anteriormente ajuizada.

Quanto às gravações de áudio mencionadas pelo prefeito afastado, ela informou que teve conhecimento informal do teor destas, as quais seriam conversas telefônicas mantidas por Michel Marques com vereadores e outras pessoas. Em duas gravações, um vereador da cidade teria afirmado a Michel Marques que o Ministério Público tinha o prazo de 10 dias para se manifestar no mandado de segurança, mas que a promotora tinha interesse e pressa no caso, então entregaria o processo naquela semana.

Conforme verificado no áudio, Michel pergunta ao vereador se foi a própria promotora que havia dito isso e o vereador diz que não, que foi João Paulo, assessor da Promotoria de Justiça. A promotora afirma acreditar que o assessor não daria essa declaração e, mesmo que o fizesse, esta não teria a conotação que pretende atribuir o prefeito afastado, mas sim que haveria interesse na celeridade processual e na elucidação dos fatos.

“Não tenho qualquer interesse particular no resultado do processo político instaurado na Câmara dos Vereadores, pois, como é óbvio, este em nada influencia o resultado das ações de improbidade administrativa já ajuizadas contra Toni Rogério Rodrigues Sandim e no andamento das investigações conduzidas nas dezenas de inquéritos civis públicos instaurados na 2ª Promotoria de Justiça de Acreúna, da qual sou titular, com atribuição na defesa do patrimônio público, para apurar irregularidades supostamente praticadas na gestão do prefeito afastado. Por outro lado, entendo ser importante a fiscalização do Poder Executivo Municipal pela Câmara de Vereadores, pois isso faz parte do Estado Democrático e do sistema de freios e contrapesos”, diz Anna Edesa.


Para a promotora, o prefeito afastado está propositalmente distorcendo informações, inventando situações e alterando a verdade dos fatos. E, mais grave, tenta em vão colocar sob suspeita a conduta de autoridades públicas, além dela, do Juiz de Direito e do Delegado de Polícia Civil, agentes públicos que não possuem qualquer envolvimento com a política local e que atuam de forma impessoal. (Texto: Ricardo Santana - Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário