quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeito eleito de São Domingos tem mandato cassado


Acolhendo pedido feito pelo Ministério Público de Goiás em ação de investigação judicial eleitoral por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio, o juiz eleitoral Fernando Samuel decidiu pela cassação do registro do candidato eleito Oldemar de Almeida Pinto Filho e de seu vice-prefeito, Domingos Jacinto de Oliveira Neto. A decisão, proferida na sexta-feira (14/12), decretou ainda a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos. Clique aqui para ter acesso ao documento.

Segundo esclarece o promotor eleitoral da 47ª Zona Eleitoral, Douglas Chegury, autor da ação, no dia 4 de outubro de 2012, três dias antes das eleições, o Ministério Público cumpriu mandado de busca e apreensão de documentos na residência do prefeito de São Domingos, Oldemar Filho, candidato à reeleição pela Coligação O Progresso Continua, na Loja de Materiais de Construção Construneres e no Posto de Combustíveis Colúmbia.

Nas diligências, foram apreendidas centenas de documentos, que, após minuciosamente analisados pelo MP, revelaram um esquema de captação ilícita de voto e de abuso do poder econômico com vistas à campanha eleitoral de 2012. Blocos de requisição de materiais de construção e combustíveis também foram alguns dos materiais apreendidos na residência do candidato, nos quais constavam “doações” de pequenas quantidades de material, como dois sacos de cimento, cinco sacos de cimento, treliças, e quantidades variáveis de combustível em nome de eleitores.

“Não se põe dúvida, portanto, que, em uma eleição de cidade que conta com aproximadamente 7 mil eleitores, as condutas ilícitas perpetradas pelos candidatos causaram desequilíbrio no pleito eleitoral, a ponto de influenciar, de modo decisivo, no resultado das eleições”, afirmou o magistrado. Ele condenou ainda o prefeito eleito e seu vice ao pagamento de multa eleitoral no valor de R$ 53.205,00, para cada um deles.

De acordo com o promotor Douglas Chegury, a diligência de busca e apreensão, a partir da qual foi possível desvendar o esquema delitivo, contou com a participação do delegado de Polícia Civil Renato Oliveira e do promotor André Luís Ribeiro Duarte, que responde pela Promotoria de Justiça de Campos Belos.

Diplomação
Como a decisão produziu efeitos imediatos, os candidatos não foram diplomados hoje (18/12). Dessa forma, o presidente da Câmara Municipal assumirá a prefeitura em 1º de janeiro, até a realização de novas eleições para o município. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - foto: Promotoria de Justiça de São Domingos)

MP recorre ao TRE para cassar diplomação de novo prefeito e vice de Mundo Novo


A promotora eleitoral Cristina Emília França Malta interpôs, junto ao Tribunal Regional Eleitoral, recurso para reformar sentença singular, com a consequente procedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo MP, reconhecendo-se o abuso de poder econômico praticado pelo então candidato a prefeito de Mundo Novo, Hélcio Alves de Oliveira (foto), e a vice, Volnei Gontijo de Sousa. Ela requer a declaração da inelegibilidade dos dois, com a consequente cassação do diploma dos recorridos.

No início de outubro, a promotora propôs a ação contra o prefeito e o vice-prefeito eleitos em Mundo Novo, relatando que, em setembro deste ano, começou a ser investigada a doação de um ônibus à Associação Força e União do Projeto de Assentamento Santa Marta, situado no município, com o propósito de obter favorecimento político.

Segundo a ação, a doação do ônibus serviu como instrumento arregimentador de votos, uma vez que grande parte dos moradores de Santa Marta não dispõe de meios de locomoção, além de não contar com serviço público regular de passageiros.

Assim, o veículo doado por Hélcio Alves de Oliveira passou a transportar os potenciais eleitores do assentamento para eventos, excursões e festas, demonstrando que a busca por favorecer os 746 eleitores que ali residem foi uma estratégia para a restituição política por meio do voto. Para o MP eleitoral, essa conduta atenta contra a liberdade de votos dos eleitores, quebrando a igualdade de oportunidade no pleito eleitoral e, por isso, requereu a cassação do registro ou diploma dos investigados, e a declaração da inelegibilidade dos mesmos por oito anos a partir de 2012.

Tramitação
De acordo com a promotora, a inicial foi devidamente instruída com documentos indispensáveis à propositura, tendo sida deferida a concessão da medida cautelar pleiteada, com a finalidade de apreender o veículo. Notificados, os recorridos contestaram os fatos, o que foi refutado pela promotora. Posteriormente, foi deflagrada a audiência de instrução, inclusive com a oitiva de testemunhas, e apresentação das alegações finais. Por fim, o juiz singular julgou improcedentes os pedidos do MP eleitoral por ter se convencido de que os elementos apresentados não permitiriam o reconhecimento do abuso de poder econômico.

Recurso
O recurso interposto questiona justamente esse entendimento, reafirmando a pertinência das declarações testemunhais, a conotação eleitoreira da doação, argumentando também a contradição dos recorridos e a real existência do abuso de poder econômico. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO )

ITAPIRAPUÃ: Zélia e Zé de Souza São Diplomados

Itapirapuã: Zélia e Zé de Souza são diplomados

Os vereadores, o vice-prefeito e a prefeita eleita de Itapirapuã foram diplomados pelo Juiz Eleitoral Willian Fabian de Oliveira Ramos. A emoção tomou conta de todos quando a prefeita eleita Zélia Camelo de Oliveira fez uso da palavra, sendo bastante aplaudida ao afirmar que é a primeira prefeita eleita do município. Zélia conclamou a união dos poderes constituídos numa empreitada em combate às drogas em Itapirapuã, hoje um dos grandes problemas enfrentados pela população.

Foi diplomado o vice-prefeito José de Souza Caldas, e, os vereadores Adão do Vandão, Valdenésia, Suerley, Juninho da Jacilândia, Walfredo, Ozana Avelino, Luzia Machado, Danilo, e Celso Alves de Castro.



Matrinchã: Daniel e Rogério são diplomados
MATRINCHÃ: Daniel e Rogério são diplomados.

Na mesma solenidade foram diplomados os eleitos de Matrinchã, já que a comarca de Itapirapuã abrange também aquele município. O prefeito eleito Daniel, em suas palavras, mostrou preocupação com o combate às drogas também em Matrinchã, pedindo a integração dos poderes nesta luta. O vice-prefeito Rogério recebeu o diploma e os vereadores diplomados em Matrinchã foram Woodson, Irone, Jean, José Carlos, Marlene, Meire, Lucé, Antonio Bento e André.

PREFEITA ELEITA, TATIANA É DIPLOMADA EM JUSSARA

Tatiana e Clézio recebem diploma
A prefeita eleita de Jussara Tatiana e o vice Clézio foram diplomados no Fórum da cidade juntamente com todos os vereadores eleitos: Deusdete Barbosa, Marcinho, José Moreira, Juraci da Ambulância, Ricardo Nascimento, Chiquinho da Nova Jussara, Arthur Junqueira, Juesmar Garcia, Nilson Gomes, Neto do Moto Taxi, Cheiro do Juvêncio.

FIM DE FOFOCAS E BOATOS
A diplomação de Tatiana, juntamente com os demais eleitos, é a última etapa do processo eleitoral, tornando-os aptos para assumirem os cargos no dia primeiro de janeiro de 2013. Com a entrega dos diplomas, a Justiça Eleitoral põe fim a qualquer boato ou fofoca que antes circulavam pela cidade, pregados por adversários, numa tentativa de induzir a população a entender que Tatiana não assumiria a prefeitura.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

JUSSARA: Município terá acréscimo de 12,48% no ICMS para 2013


Mais receita para Jussara. Isso é o que se verifica na avaliação do Coíndice para 2013. A cada final de ano sai uma definição sobre a forma como serão distribuídos pelo Estado os recursos do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Coíndice para 2013 mostra Jussara em vantagem.

Os cálculos feitos pelo Coíndice mostram que a economia interna no município esteve aquecida na geração de riquezas e, com isso, os valores a serem repassados em 2013 terão um acréscimo de 12,48% em relação ao corrente ano.  O Coíndice atual é de  0,3666246 e para 2013 será de 0,4123915. Jussara ocupa atualmente a posição de número 49º em Goiás. No ano que vem passará a ser a de 43º no Estado.
Fonte: Jornal Oeste Goiano

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Operação Pó do Campo coíbe tráfico de drogas em Fazenda Nova e Novo Brasil


Baseado nos resultados da Operação Pó do Campo, do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos, o promotor de Justiça Sérgio de Sousa Costa denunciou 12 pessoas por associação e tráfico de drogas, nos municípios de Fazenda Nova e Novo Brasil.

A denúncia criminal foi oferecida contra Cássio Gomes Ferreira de Souza, Clóvis Lemes da Silva, João Marcos Moreira dos Santos, Wanderson Teixeira Fernandes, Bruno Cabral Rodrigues dos Santos, Alexandre Luiz Gomes, Marcelo Costa de Paula, Cleiber Maciel da Silva, Ellan Isa de Oliveira, Kairan Mariano da Silva, Miqueias Ferreira da Silva e Leandro Correia dos Santos. Eles têm idade entre 18 e 38 anos, sendo 11 deles moradores do município de Fazenda 
Nova, inclusive na zona rural, e um da cidade de Novo Brasil.

A operação monitorou os denunciados, constatando que, entre abril e outubro último, em diversos horários, houve uma associação, com divisão de tarefas e de lucro, com o objetivo de traficar drogas. Alguns foram denunciados também por posse ilegal de arma e munições. Cássio de Souza também corrompeu um menor de 18 anos, praticando com ele infração penal, bem como induzindo-o a praticá-la.

Organização criminosa
De acordo com o promotor, a investigação do tráfico de drogas e associação para o tráfico naqueles municípios evidenciou uma verdadeira organização criminosa em ação. Diante desses elementos, foi requerida e concedida ordem de busca e apreensão nas casas dos denunciados. Os mandados, inclusive de prisão, foram cumpridos em outubro, resultando na apreensão de drogas e armas em poder de vários deles.

Sérgio Costa explica que a estruturação da organização, entretanto, não é rígida, sofrendo inúmeras mudanças. Ressalta ainda a participação de Cássio de Souza como chefe da organização e principal responsável pelo abastecimento de drogas de Fazenda Nova e região. Para que o esquema funcionasse, ele mantinha uma espécie de disque-drogas e muitos funcionários para a entrega da cocaína, que recebiam comissão sobre a venda. 

Em sua casa foram aprendidos um revólver, munições, balanças de precisão, e porções e pedras de cocaína, além de dinheiro em espécie, celulares, chips de aparelhos telefônicos, entre outros produtos e equipamentos.
Na casa de alguns de seus associados também foram encontradas armas, drogas e celulares. Na denúncia, o promotor detalha a participação de cada um no esquema criminoso.

Classificação penal
Os denunciados tiveram suas condutas tipificadas individualmente. Assim, Cássio de Souza deverá responder pelo crime de associação ao tráfico e corrupção de menores. Responderão pelos crimes de tráfico, em continuidade delitiva, e de associação ao tráfico Clóvis da Silva, João Marcos dos Santos, Wanderson Fernandes, Bruno dos Santos, Alexandre Gomes e Leandro dos Santos. Também foram denunciados por associação ao tráfico Cleiber da Silva, Ellan de Oliveira, Kairan da Silva, Miqueias da Silva e Marcelo de Paula.

O promotor ressalta ainda que os crimes de tráfico de drogas e de posse de arma e munições em relação a alguns dos envolvidos estão sendo apurados em outros processos específicos. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)        

Candidatos de Montividiu têm registros cassados e são declarados inelegíveis


Os candidatos aos cargos de prefeito e de vice de Montividiu, Suely Gonçalves Cruvinel e Esthepeson André de Sousa, acionados pela promotora eleitoral Yashmin Crispim Baiochhi de Paula e Toledo pela prática de abuso de poder econômico, tiveram seus registros de candidatura cassados. Os dois junto com o candidato a vereador Raimundo de Oliveira da Silva também foram declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos. De acordo com o juiz eleitoral Ricardo Nicoli, caso o trânsito em julgado da sentença proferida (clique aqui) se dê após a diplomação dos eleitos, haverá a cassação de seus diplomas.

A ação sustentou que os candidatos promoveram, ilegalmente, gastos com a confecção, aquisição e distribuição de camisetas para eventos esportivos e culturais da cidade, bem como arcaram com a inscrição de equipes em uma das competições, que, inclusive, foi promovida pelo candidato a vereador Raimundo Silva.

Torneio de futebol
Na ação, Yashmin Toledo relata que, em 19 de agosto, foi realizado um torneio de futebol, na “Venda do Adão”, em Montividiu. Nesse dia, os jogadores do time “Morada Feliz” usaram camisetas com a inscrição “Apoio: Suely”, numa referência à candidata a prefeita.
Segundo apurado pelo MP, o técnico do time é Raimundo, que postulava uma vaga na Câmara do município, da mesma coligação dos candidatos Suely e Esthepeson. Inquiridos, dois irmãos que se apresentaram como os “donos do time” assumiram também que trabalham para Suely.

Os demais jogadores da equipe, segundo depoimento, foram convidados para participar do evento por Raimundo, que entregou as camisetas confeccionadas com a logomarca da candidata e patrocinadora do time, já que ela pagou inclusive a taxa de inscrição para o torneio, num valor de cerca de R$ 200,00.
Foram recebidas informações também que outros times estariam utilizando o uniforme com propaganda eleitoral ilícita, consistente no nome da candidata, o que demostra a sua intenção de captação de votos em favor de Suely, ressalta a promotora.
A promotora eleitoral observa que a legislação proíbe gastos com a confecção, aquisição e distribuição de camisetas, o que evidencia a conduta ilícita dos representados. Yashmin Toledo registra que as camisetas não foram vendidas e sim doadas pelos representados e fornecidas por Raimundo, como subterfúgio para a captação de votos.

Em um dos torneios realizados na cidade, em que também foram usadas camisetas como nome da candidata, também houve uma narração pelo locutor do evento, em microfone, direcionada a toda a população, informando que os patrocinadores do torneio de futebol eram os candidatos. O narrador chegou a agradecer o patrocínio, informando que Esthepeson estaria “pagando tudo”.

Cavalgada
Consta da ação que, no dia 16 de setembro, foi realizada no município de Montividiu uma cavalgada para difundir a campanha eleitoral dos representados Suely e Esthepeson, além dos candidatos a vereador das Coligações Montividiu para Todos I, II e III. Os participantes do evento usaram, na ocasião, camisetas brancas com o nome da candidata Suely bordado nas mangas. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Vereadores e secretários de Matrinchã acionados pelo MP por recebimento de 13°


Vereadores de Matrinchã e secretários municipais, num total de 16 pessoas, estão sendo acionados pelo promotor de Justiça Rômulo Corrêa de Paula por terem recebido irregularmente 13° salário, o que contraria a legislação federal.
De acordo com o promotor, os pagamentos indevidos foram feitos com base em leis municipais, em violação à Constituição Federal. que veda expressamente o pagamento de acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória a detentores de mandatos eletivos. Rômulo de Paula esclarece também que os secretários municipais, com a reforma administrativa promovida pela Emenda Constitucional n° 19, passaram a ser enquadrados como agentes políticos e não mais como servidores públicos, ficando eles também proibidos de acréscimos de qualquer natureza aos seus subsídios.
No exercício de 2009, o 13° foi pago aos vereadores Eurípedes Teodoro da Mata, Adão Domingos da Paz, Berony Pereira Rosa, Ederson Batista de Sousa, João Batista Costa, José Alcides de Azevedo, Luiz Henrique Esteves, Luscenildo João Alves e Marlene Maria do Carmo.
Também em 2009, o benefício indevido foi pago aos secretários municipais Adria Mendes Siqueira, Jânio Divino de Araújo, Jean Carlos Inácio, Rosimeire Anacleto Silva, Adauto Abel P. Júnior e Célio Lopes da Silva. Estes dois últimos receberam o 13° salário em 2010, pago também ao secretário e Jean Carlos Inácio. Conforme apurado pelo MP, as gratificações indevidas não atualizadas ultrapassam a casa dos R$ 25 mil.
O MP requer a procedência da demanda, com a condenação dos acionados ao ressarcimento dos valores recebidos ilegalmente em detrimento do erário, devidamente corrigidos e atualizados. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

JUSSARA TEM MODELO DE AÇÃO SOCIAL ACERTADA


O Centro de Acolhimento da Criança e Adolescente Raio de Luz, na cidade de Jussara é exemplo de ação social e administrativa acertada, com resultados práticos e efetivos expostos para toda a sociedade, em defesa dos direitos mínimos de cidadania dos jovens jussarenses.

UM RAIO DE LUZ E ESPERANÇA PARA OS JOVENS DESAMPARADOS
A casa acolhe crianças e adolescentes em situação de risco social, abandonados, órfãos ou aquelas cujo seio familiar esteja degradado, seja pelas drogas, o álcool, ou desestruturado, cujas famílias ou responsáveis, não tenham condições economicamente ou social de manter a guarda. Com idade de zero a dezessete anos e onze meses, as crianças ou adolescentes são localizados pelo Conselho da Criança e Adolescente que, após estudo social, sendo o caso, encaminha o caso ao Ministério Público que manda providenciar o acolhimento do jovem.


PREFEITURA ARCA COM CUSTOS, MAS TEM PARCERIAS QUE AJUDAM
A prefeitura Municipal de Jussara, na gestão do prefeito Paulo Carvalhaes encampou o projeto, construindo a sede numa parceria com o Governo Federal, e arca com os custos de manutenção da entidade que oferece aos internos, além da estadia, alimentação, roupas, calçados, demais objetos pessoais, e serviços de assistência social, odontológico, médicos e acompanhamento psicopedagógico. Dentre as atividades de socialização desenvolvidas, a escolar é prioridade, mas são realizados eventos diversos, como passeios, festas de aniversariantes, e visitas a pizzaria e sorveteria, onde a boca livre corre solta. Algumas pessoas da sociedade fazem doações diversas que auxiliam na manutenção, mas o destaque para as parceria é, com certeza, a Fazenda Três Marias, que realiza anualmente o Leilão Natal Solidário, e destina parte da renda também ao Centro de Acolhimento Raio de Luz.  Mas, as doações não suficientes, o que faz com que a maior parte dos custos fique mesmo sob a responsabilidade fique mesmo por conta da prefeitura.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ciclista morre atropelado por ônibus escolar em Jussara, Goiás


Vítima de 68 anos foi atropelada na noite de segunda-feira (26), na BR-070.
Motorista alega que chovia no momento e por isso não viu o aposentado.

Um ciclista de 68 anos morreu após ser atropelado por um ônibus escolar na noite de segunda-feira (26), na BR-070, em Jussara, a 226 quilômetros de Goiânia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo, um jovem de 26 anos, contou que a visibilidade no local estava reduzida por causa da chuva, que era intensa no momento do acidente.
Ele disse aos policiais rodoviários que não percebeu a presença do ciclista e acabou colidindo na traseira da bicicleta, vindo a passar por cima do aposentado, que morreu na hora. Com o impacto da colisão, a bicicleta da vítima foi arremessada para a pista contrária e atingida por uma carreta.
O ônibus que transportava alguns alunos seguia para o município de Matrinchã. Ninguém se feriu.

DEPUTADO CLAUDIO MEIRELES SAI FORTALECIDO DAS ELEIÇÕES DE 2012

Deputado Claudio Meirelles
Um dos papéis importante dos deputados, sem dúvida nenhuma, é o contato com as lideranças municipais, seja em busca de benefícios, como obras e recursos, mas também politicamente nos embates eleitorais locais. Os deputados podem ajudar bastante, com projetos, requerimentos e emendas aos orçamentos, com garantias de investimentos por parte do governo em benefício da população e dos municípios que representam.
Um deputado reconhecido por sua forte atuação municipalista, sempre presente nos municípios que representa, é Claudio Meirelles.  O deputado tem uma liderança expressiva no oeste goiano, mais precisamente na região do Vale do Araguaia, fato este comprovado na eleição municipal de 2012, quando vários candidatos, que tiveram seu apoio político foram eleitos.

CLAUDIO DERROTOU JOAQUIM EM JUSSARA
A cidade de Jussara foi a grande sensação da eleição, com uma disputa acirradíssima, e não seria para menos já que é o domicílio eleitoral do também deputado Doutor Joaquim/PSD, ex-prefeito por dois mandatos, e que lançou e apoiou sua esposa Maria Amélia/PSDB como candidata a prefeita. Claudio Meirelles apoiou a candidatura da ex-vereadora Tatiana Santos/PSB,  e mostrou a cara, coordenando a campanha de perto, levando-a uma grande vitória, com uma vantagem surpreendente em cima dos opositores, já que havia ainda um terceiro candidato na disputa, Itamar Caiado/PMDB. Toda a cidade de Jussara sabe e reconhece a vitória de Claudio Meirelles ao apoiar a prefeita eleita Tatiana, numa vitória que repercute ainda hoje em toda a região.

PREFEITOS ALIADOS FORAM ELEITOS EM OUTRAS REGIÕES
A força da liderança de Meirelles ficou consolidada na região com a vitória dos seus candidatos em Matrinchã Daniel Antônio/PTB, Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira/PP, Britânia Carlos Cunha/PP e Aragarças Aurélio Mendes/PSDB, e ainda, claro, de Jussara Tatiana Santos/PSB. Mas outros prefeitos aliados do deputado  foram eleitos, como Rogério Sandim/PTC em Acreúna, Suely/PTC em Montividiu, João Neto/PTC em Cavalcante, Hélio Raimundo/PSD em Vila Boa e tantos outros, além, claro, de vários vice-prefeitos e vereadores.

HÉLIO RAIMUNDO É ELEITO EM VILA BOA

Hélio Raimundo/PSD
O município goiano de Vila Boa, no entorno de Brasília, teve um ciclo político/administrativo de 16 anos quebrado com a eleição do prefeito Hélio Raimundo/PSD e do seu vice Rubens Francisco Lopes/PTC. O atual prefeito, eleito para um mandato tampão de forma indireta pela Câmara, Antônio Amauri Malaquias de Pinto/PDT apoiou o prefeito eleito Hélio Raimundo e está garantindo uma transição tranquila ao sucessor.
PREFEITO JÁ TRABALHA PELO MUNICÍPIO E GARANTE R$ 2,8 MILHÕES PARA COLÉGIO
Hélio Raimundo tem se preocupado em garantir já alguns recursos através de emendas parlamentares e outras fontes das esferas estadual e federal. O prefeito participou de uma reunião com o governador Marconi Perillo, considerada muito satisfatória, mas reuniu-se ainda com o deputado estadual Claudio Meirelles/PR, e com os deputados federais Thiago Peixoto e Vilmar Rocha, ambos do PSD. Dessas reuniões já estão garantidos os recursos para a construção e implantação do Colégio modelo Educação Século XXI, orçado em cerca de R$ 2,8 milhões.
INÍCIO DE UMA NOVA HISTÓRIA PARA VILA BOA
O prefeito Hélio Raimundo/PSD sabe que terá de reconstruir Vila Boa, começar do zero, já que a cidade tem pouco asfalto construído, não tem rede de esgoto, e receberá uma administração sucateada ao longo dos tempos, mas que “... a partir de primeiro de janeiro, Vila Boa terá o início de uma nova história”, garante o prefeito, animado e disposto ao trabalho.
PREFEITO ELEGE MAIORIA NA CÂMARA
O prefeito eleito conseguiu eleger a maioria da Câmara de vereadores: Narciso Dourado/PSD, Dison/PSD, Leandro Cana Planta/PTC, Juninho da Danceteria/PSD, Marília Machado/PDT e a oposição, com a minoria: Luiz Moura/PMDB, Leonesa/PP, Duda/PSB, Carlim da Nana/PT. Segundo o vereador eleito Leandro/PTC “... Vila Boa terá uma ótima administração já que o prefeito eleito é trabalhador, conhece o município e o povo, e o vice também é um grande administrador, são dois homens experientes, e isto vai fazer a diferença!” arremata o vereador. Leandro participou de sua primeira eleição se elegendo vereador pelo PTC, pretende atuar firme para gerar mais empregos no município e também para melhorar os serviços na área da saúde para a população e ainda apoiar os jovens na educação, principalmente no acesso ao ensino superior.
Rubens Francisco Lopes/PTC
UM VICE-PEFEITO ATUANTE
O município de Vila Boa terá uma administração forte com muito trabalho e união, como é notado na parceria entre o prefeito eleito e o seu vice, Rubens Francisco Lopes/PTC, que tem participado firme das reuniões e contatos feitos com lideranças e autoridades em busca de recursos para a nova gestão que será implantada a partir de janeiro. Rubens assegura que o prefeito fará uma boa administração e que será parceiro leal em todas as ações, sempre a disposição para colaborar.

Marconi participa de seminário que discutirá controle das contas públicas


Adriana Marinelli
Goiânia - Prevista para terça-feira (27/11), a abertura do Seminário Transição de Mandato e Controle das Contas Públicas contará com a presença do governador Marconi Perillo. A solenidade acontecerá a partir das 9 horas e será realizada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), o seminário tem o objetivo de orientar os atuais gestores e os novos eleitos sobre os procedimentos e cuidados a serem observados na transição de governo para minimizar possíveis efeitos danosos dessa passagem, sem prejuízo a prestação dos serviços públicos.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-GO), o seminário tem como público-alvo: prefeitos e vereadores atuais e os eleitos; secretários municipais atuais e futuros; presidentes de Câmaras; controladores internos; assessores contábeis e jurídicos.

JUIZ JULGA IMPROCEDENTE AÇÃO CONTRA SELMA BASTOS EM GOIÁS

Selma Bastos, prefeita eleita da Cidade de Goiás
Segundo o Advogado Wemerson Argenta Santhome as ações de investigações judicial eleitoral promovida pelo PSDB em desfavor da Selma e Rogério, tendo como tema, a captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e uso ou cessão de bem publico (reunião na Emater Regional) foram julgados IMPROCEDENTES pelo Juiz Eleitoral, Dr Silvano.
Perderam de forma massacrante nas urnas, através do voto popular, agora perdem também no Judiciário. E no final desses processos, o Departamento Jurídico da Selma e Rogério sai vitorioso em todos processos que representaram os interesses de seus clientes. 

domingo, 25 de novembro de 2012

SELMA BASTOS: CIDADE DE GOIÁS ELEGE A PRIMEIRA PREFEITA MULHER EM 280 ANOS DE HISTÓRIA


A professora Selma Bastos (PT) da Coligação Saúde Goiás entra para a história da Cidade de Goiás, como a primeira mulher a se eleger prefeita. A antiga capital do Estado, cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade elegeu Selma com 8.447 votos, 53,26% dos votos válidos, Gustavo Izac (PSDB) teve 5.573 votos, 35,14% e Zé Carlos Curado (PMDB) somou 1.839 votos, 11,60% dos votos válidos.
A grande renovação na política da velha Vila Boa ocorreu também na Câmara Municipal, sendo eleitos sete novos vereadores, com apenas duas reeleição: Zilda Lôbo e Zecão. Os eleitos para a Câmara de Vereadores foram: Aderson – PT, 785 votos, Zezinho – PT, 649 votos, Dra. Thalyta – PMDB, 507 votos, Celino do Só Gelo – PTC, 491 votos, Zecão – PMDB, 462 votos, Pra. Márcia – PTB, 423 votos, Eliane de Bastos – PV, 408 votos, Elizeu dentista – PSDB, 399 votos e Zilda Lôbo – PP, 321 votos.


PTC FOI IMPORTANTE NA VITÓRIA DE SELMA BASTOS
A professora Selma Bastos/PT foi eleita prefeita da Cidade de Goiás apoiada por um conjunto de forças envolvendo lideranças, segmentos da sociedade e vários partidos coligados, entre os quais o PTC-PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO. O presidente do PTC no município, Eurico da Veiga Jardim Neto, fez um grande trabalho fortalecendo a agremiação, que entrou na coligação com uma chapa forte de candidatos a vereadores, elegendo Celino Só Gelo, com 491 votos, o quarto mais votado, sendo que a candidata Vilma Veiga, com 430 votos, a sexta mais votada entre todos os candidatos, não se elegeu por conta da legenda insuficiente para a conquista de mais uma vaga. Os demais candidatos do partido foram Renato com 312 votos, Angélica de Castro com 127, Washington com 81 e André Mecânico com 60 votos.

Eurico tem acompanhado os contatos da prefeita eleita em vários segmentos e esferas governamentais, federal e estadual, como Ministério da Saúde, Ministério das Cidades e na EMBRATUR, com o objetivo de garantir recursos que serão investidos. O presidente do PTC, “... está animado e certo de que Selma e sua equipe farão uma grande administração, são pessoas de trabalho, de responsabilidade e que conhecem o município e que será necessário retirar Goiás do fundo do poço, reerguer a cidade.” Arremata Eurico.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Relator poupa Delta e quer indiciamento de Marconi Perillo, que se apega a liminar do STF

O relatório da CPI do Cachoeira deve ser apresentado amanhã com pedido de indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Incentivada 
pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criada há mais de seis meses com o apoio dos partidos da base aliada, a Comissão Parlamentar de Inquérito deverá poupar a Delta Construções, empreiteira cujos diretores estavam ligados ao esquema de fraudes em licitações do contraventor Carlos Augusto Ramos. Também serão indiciados o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), e o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).


Perillo ainda tenta evitar ser acusado formalmente pela CPI. Ontem, obteve uma decisão do Supremo Tribunal Federal que, nas palavras de seus advogados, impediria que o indiciamento ocorresse. A liminar foi dada pelo ministro Marco Aurélio Mello. O relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), chegou a pedir um parecer para respaldar sua decisão de fazer o indiciamento. No mandado de segurança, os advogados de Perillo pedem a concessão da liminar para determinar à CPI que "se abstenha de o convocar, conduzir, investigar ou indiciar". No mérito do recurso, a defesa pede a confirmação da decisão liminar.

"Para mim, a decisão do STF compreende tudo. Se o governador não pode sequer ser convocado, o indiciamento dele seria em razão de uma convocação dos elementos colhidos em relação a isso", afirmou o advogado Marcos Mundim, um dos defensores de Perillo. "Como se pode fazer mais, se não pode menos?", questionou ele. Segundo o ministro Marco Aurélio, porém, mesmo com a liminar, o governador pode, sim, ter o pedido de indiciamento feito no relatório final da CPI.

Cunha também pretende pedir o indiciamento de todos os depoentes que se recusaram a falar nas audiências da CPI. Ele está convencido de que os tentáculos da organização criminosa comandadas por Cachoeira eram muito fortes no governo goiano. Apesar de reconhecer que a organização tentou entrar em outros governos estaduais, Cunha decidiu poupar os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz.

Máfia. Para o relator, o esquema ilegal comandado por Cachoeira tem semelhanças com a máfia. Além do jogo do bicho, a organização criminosa tem negócios legalmente constituídos para criar condições de lavar dinheiro de origem ilegal e age para cooptar agentes políticos.

No documento final, a CPI não avança na investigação das movimentações financeiras suspeitas feitas pela Delta Construções com mais de duas centenas de empresas. Contrário à ampliação das investigações sobre a construtora carioca, Cunha deverá sugerir a abertura de uma nova comissão de inquérito para apurar o rastro de eventuais ilegalidades cometidas pela empreiteira em todo o País.

Cunha também pretende apontar no relatório as 37 empresas que têm ligação com o esquema de Cachoeira. A comissão averiguou que pelo menos 21 empresas serviram à organização criminosa. Dessas, cinco são com certeza fantasmas: Alberto e Pantoja, Adécio e Rafael, Brava Construções, JR Prestadora de Serviços, Construtora Veloso e Conceição.

Antes mesmo de conhecer o teor do relatório, os parlamentares do chamado bloco "independente" da CPI - integrado na maior parte por políticos de oposição - avisaram que vão apresentar um relatório paralelo. Integrado pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) e pelos deputados Rubens Bueno (PPS-SP) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o bloco também anunciou que vai ingressar na Procuradoria-Geral da República com uma representação pedindo o aprofundamento da investigação das relações de Cachoeira com agentes públicos fora do Estado de Goiás.

A CPI do Cachoeira foi criada como um antídoto ao julgamento do mensalão e com a determinação de atingir os tucanos. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a gravar vídeo vinculando a CPI com a estratégia do PT de neutralizar o escândalo do primeiro mandato de Lula, que começou a ser julgado em agosto. A antiga cúpula do PT e o ex-ministro José Dirceu foram condenados, inclusive à prisão.

Ex-prefeito de Bela Vista tem direitos políticos suspensos e terá que fazer ressarcimento aos cofres públicos

O ex-prefeito de Bela Vista de Goiás, José Eduardo Ferreira Campanhã, foi condenado ao ressarcimento integral de danos causados a
os cofres públicos, teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos e ainda está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais pelo prazo de três anos.


A ação por improbidade administrativa foi proposta pelo promotor de justiça Carlos Vinícius Alves Ribeiro, em razão de Campanhã, na condição de prefeito, ter colocado o seu nome em alguns serviços prestados pela prefeitura com caráter promocional.
Foi o caso, por exemplo, da compra de uniformes dos trabalhadores do serviço de limpeza urbana, custeados pela prefeitura, com os dizeres “Adm. Eduardo Campanhã”.

Em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social do município, destinado a crianças carentes, uniformes de funcionários e atendidos também receberam a mesma inscrição, sendo que a cor das peças também foi a mesma escolhida durante sua campanha política, considerada, portanto, sua marca registrada.

MPF/GO: prefeitos em fim de mandato devem prestar contas dos convênios firmados com União


A recomendação foi expedida a 43 municípios de atribuição da Procuradoria da República em Anápolis.

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria da República em Anápolis, instaurou procedimento administrativo para que os prefeitos eleitos em 2008 e que encerram sua gestão neste ano realizem a prestação de contas de todos os convênios firmados com o governo federal durante o mandato municipal.

Os diversos convênios, contratos de repasse e instrumentos correlatos firmados entre os municípios e a União, tornam obrigatória a prestação de contas por meio dos gestores municipais, em razão dos princípios da publicidade, lealdade e moralidade que regem a administração pública. A recomendação foi expedida a 43 municípios de atuação da Procuradoria da República em Anápolis.

O MPF também recomenda que, caso o vencimento do prazo para prestação de contas seja após o dia 31 de dezembro, toda a documentação seja providenciada para que o respectivo sucessor ao cargo de prefeito realize os procedimentos necessários. Os municípios possuem um prazo de 20 dias para manifestação quanto ao acatamento da recomendação.

“Em que pese a recomendação não ter caráter impositivo, o instrumento tem o poder de cientificar os prefeitos das consequências jurídicas decorrentes da não prestação de contas, bem como da necessidade de manutenção dos documentos pertinentes na sede da prefeitura”, afirmam os procuradores da República Ana Paula Fonseca de Goes Araújo e Rafael Paula Parreira Costa, autores da recomendação.

Os 43 municípios que receberam a recomendação são: Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte,  Amaralina, Barro Alto, Bonópolis, Campinaçu, Campinorte, Campo Limpo,Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Ceres, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Estrela do Norte, Formoso, Gameleira de Goiás, Guarinos, Hidrolina, Ipiranga de Goiás, Mara Rosa, Minaçu, Mundo Novo, Mutunópolis, Niquelândia, Nova América, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Iguaçu de Goiás,  Novo Planalto,Ouro Verde de Goiás,Pilar de Goiás, Porangatu, Rialma, Rubiataba, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás,São Luiz do Norte, São Miguel do Araguaia, Uirapuru e Uruaçu.

domingo, 18 de novembro de 2012

Compra de votos: Promotora de Crixás requer pagamento de pena pecuniária

Dr. Carlos de Seixo Brito Junior
A promotora de Justiça Tamara Cybelle Marques Oliveira do Amaral interpôs embargo de declaração visando que o juízo da comarca de Crixás também imponha o pagamento de pena pecuniária a Vera Lúcia Ribeiro Araújo de Brito, ex-secretária de Assistência Social do município, pelo envolvimento na compra de votos para o pleito de 2012.

Conforme esclarece a promotora, ação de investigação judicial proposta pelo Ministério Público de Goiás requereu a condenação do prefeito Olímpio César de Araújo Almeida; da secretária de Assistência Social, Ozeni Ribeiro de Amorim, do comerciante Jovercino Ferreira de Assunção e também de Vera Lúcia Ribeiro. Contudo, apesar de acolhido o pedido liminar reconhecendo a responsabilidade de todos os representados, deixou-se de fixar a sanção pecuniária à ex-secretária.

Segundo recorda a promotora, um procedimento administrativo apurado pelo MP apontou a distribuição de cestas básicas a pessoas carentes, com a intenção de beneficiar o candidato a prefeito Carlos de Seixo Brito Júnior/PSDB. A distribuição, feita no estabelecimento “Mercearia Popular”, de propriedade de Jovercino Ferreira, foi de mantimentos adquiridos pela Secretaria de Assistência Social.

A prática é conduta vedada a agente público prevista no artigo 73, parágrafo 4º da Lei nº 9.504/1997, que proíbe “fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo poder público”.

Na sentença, proferida no dia 23 de outubro, o juiz Decildo Ferreira Lopes julgou procedente o pedido formulado pelo promotora e cassou o registro de candidatura de Vera Lúcia Ribeiro, declarando a inelegibilidade dela pelo prazo de oito anos. Também decretou a inelegibilidade de Olímpio César de Araújo, Ozeni Ribeiro e Jovercino Ferreira por oito anos e condenou apenas os três ao pagamento de multa no valor de R$ 5.320,50. (Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

IPM de 2013 beneficia 119 municípios

Secretário da Fazenda Simão Cirineu comanda reunião
do Coíndice
Aprovado por maioria de membros do Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice),  o Índice de Participação dos Municípios  de 2013. Em relação ao índice deste ano, o novo aumenta a receita de 199 dos 246 municípios goianos. Em 47 municípios haverá perdas.
Essa foi a primeira vez que o ICMS Ecológico entrou na partilha do ICMS dos municípios. Ele corresponde a 5% da cota e teve parcela de 3,75% distribuída de forma igualitária. Os municípios devem receber no próximo ano R$ 2,9 bilhões de ICMS, o que corresponde a aumento de 11% em relação à receita de 2012, segundo cálculos do secretário da Fazenda e presidente do Coíndice, Simão Cirineu Dias.
O Coíndice antecipou a preparação do IPM provisório deste ano, de julho para maio, o que permitiu antecipar também a votação do índice definitivo, que estava prevista para dezembro. A regra será seguida no próximo ano. O deputado Misael Oliveira e o prefeito Gilson Teixeira, de Inaciolândia votaram contra. O IPM vigora em 1º de janeiro por período de um ano.

Veja nas tabelas anexas como ficou a distribuição do IPM definitivo para parte
 das cidades goianas.


                                              IPM DOS 20 MAIORES MUNICIPIOS
ClassificaçãoMunicípioÍndice Final
1GOIÂNIA16,10
2ANÁPOLIS7,73
3RIO VERDE5,07
4CATALÃO4,69
5SENADOR CANEDO4,65
6APARECIDA DE GOIÂNIA3,38
7JATAÍ2,30
8ITUMBIARA1,67
9SÃO SIMAO1,56
10LUZIÂNIA1,42
11ALTO HORIZONTE1,34
12MINAÇU1,14
13MINEIROS1,12
14QUIRINÓPOLIS1,09
15NIQUELÂNDIA1,06
16CRISTALINA1,05
17GOIATUBA0,86
18SANTA HELENA DE GOIAS0,85
19GOIANÉSIA0,77
20FORMOSA0,75
                               



















                                       IPM DOS 10 MUNICIPIOS COM MAIORES GANHOS
ClassificaçãoMunicípioAcréscimo (%)
1DAVINÓPOLIS134,17
2CAÇU65,24
3IPIRANGA DE GOIÁS53,7
4LAGOA SANTA44,51
5GOUVELANDIA41,27
6PALMINÓPOLIS41,27
7TROMBAS37,17
8NOVA AMERICA36,56
9MAMBAI36,54
10ANHANGUERA36,4









                               
                                
                                            IPM DOS 10 MUNICIPIOS COM PERDAS
ClassificaçãoMunicípioDecréscimo (%)
1ARUANÃ-33,7
2JATAÍ-33,29
3ITUMBIARA-32,38
4LUZIÂNIA-31,14
5ALEXANIA-21,82
6VICENTINÓPOLIS-16,35
7MAURILANDIA-15,46
8BOM JESUS-15,2
9CACHOEIRA DOURADA-13,86
10OUVIDOR-12,3