quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CRISE NO SETOR SUCROALCOOLEIRO CHEGA A USINA EM MONTES CLAROS DE GOIÁS

Eber Bioenergia comunicou crise em nota divulgada
A crise do setor sucroalcooleiro chega ao oeste goiano e atinge a Eber Bioenergia instalada no município de Montes Claros desde 2010.

Em nota oficial a diretoria da empresa comunica as dificuldades enfrentadas, os seus efeitos e as medidas tomadas para tentar salvar os negócios.

A crise tem provocado o fechamento de centenas de usinas em outras regiões do País, mas outras dificuldades são enfrentadas pela Eber Bioenergia, entre elas o atraso na liberação de licença para regular a operação, calotes na venda das duas últimas safras, incêndio criminoso em canavial, falta de linha de transmissão de energia, dificuldade de acesso a financiamentos junto ao BNDES e apoio financeiro, entre outros motivos apresentados na nota.

Para tentar superar a crise, foram tomadas medidas para adequar o projeto à realidade, reduzindo a moagem de 2,4 milhões de toneladas por safra para 140 mil toneladas, mas com projeção de 280 mil para 2016 e 740 mil para 2017. O projeto agrícola também será reduzido de 24 mil hectares para 7 mil.

A Eber Bioenergia vai vender imóveis rurais, cerca de 8 mil hectares, para quitar compromissos assumidos para compra da propriedade e que não mais serão plantadas em decorrência da insustentabilidade de produção de etanol com a queda de cerca de 60% das cotações do petróleo ocorrida nos últimos 12 meses.
Entre as medidas tomadas, a empresa anuncia férias coletivas para cerca de 30% dos funcionários que já tenham adquirido o direito ao gozo.

A final da nota a empresa pede a união dos trabalhadores e mesmo aos moradores da região para que sejam evitados atos de vandalismo injustificado ao patrimônio da Usina. A intenção é a preservação, mesmo que de forma reduzida, do empreendimento que vive momento delicado, segundo a mesma nota, alertando que o processo de valorização de propriedades na região pode sofrer efeito contrário com graves prejuízos para muitas pessoas e famílias.


A crença de que “a produção de combustíveis ambientalmente corretos como o etanol tem valor inestimável para a humanidade e sua importância voltará a viabilizar sua produção em larga escala”, é manifestada de forma esperançosa ao final da nota divulgada pela diretoria da Eber Bioenergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário