quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

HIPNOTIZADOS - A JUVENTUDE DESTRUIDA E ALIENADA

Gessy James é advogado
Em tempos modernos em que as tecnologias nos auxiliam em vários aspectos, nos meios de transportes, na medicina, a descoberta de medicamentos para as mais diversas enfermidades. São tempos em que o trabalho braçal é substituído por equipamentos de última geração, que funcionam com o apertar de um botão.

Tecnologia esta que permite ao homem investigar coisas terrestres e espaciais, que permite vivermos confortavelmente em nossas residências, reduzindo o trabalho penoso das donas de casas etc...

Que permite a retirada do petróleo das profundezas do mar, bem como, a implantação de órgãos artificiais em serem humanos.

Tudo parece tão natural e acontece tão rápido que nem nos damos conta que essa mesma ciência avançada, pouco à pouco, vem destruindo o seio familiar. Percebe-se que as famílias já não se reúnem mais nos finais de semana para almoçar nem para jantar ou simplesmente para assistir um programa na televisão (se bem que a televisão virou um porcaria sem conteúdo decente para se assistir) como antes nos tempos dos “trapalhões”, todos ali reunidos em frente à TV, em preto e branco, dando risadas e felizes.

Hoje, tudo é diferente. Os pais não sabem mais o que os filhos estão fazendo, com quem andam e do que participam e nem para onde vão.

Chegamos ao absurdo do filho ficar sozinho no quarto conversando com a mãe ou o pai ou com o irmão pelo computador ou o pelo de watsapp. Onde está o calor humano? Perdemos o conceito original de família. Triste realidade, mas que se faz presente.

Os jovens de hoje vivem vagando, com a visão voltada para um aparelho de celular, robotizados sem perceberem que tal comportamento é fruto do capitalismo instalado e do consumismo desenfreado incitado pelas grandes empresas que só visam o lucro.

Há jovens que sofrem de depressão por não poderem comprar um celular de última geração com todos aqueles aplicativos eletrônicos que não servem para nada de útil em suas vidas.

Não entendem nada do que se passa na economia e na política. Não são ensinados a pensar. Não recebem uma formação crítica, não conseguem ter uma visão geral do mundo em que vivem.

A família está em decadência. Virou um “Deus nos acuda”. Salvem-se quem puder.

Tenho a impressão que Deus anda muito ocupado com tantos problemas criados por nós seres “humanos” que nos deixamos levar, às vezes, sem perceber, por esta gigantesca onda formada pelo consumismo.

A FAMÍLIA, célula máster da sociedade se desfez e deu lugar ao individualismo coletivo provocado pelos novos modelos comportamentais. O jovem, como todos nos, quer viver com liberdade, mas, no entanto, essa liberdade dever ser exercida de forma responsável.

O que se verifica é que a maiorias dos jovens de hoje vão para a faculdade sem nenhum idealismo, simplesmente porque está na moda “fazer” faculdade. Não têm conteúdo e nem procuram absorvê-lo ao longo do curso. E, ao final, formam-se uma legião de bacharéis sem destino, que acabem reféns do capitalismo.

Se olharmos para a historia recente do Brasil, o regime da Ditadura Militar só foi derrotado graças àqueles jovens que mantinham um grande idealismo político e social e não aceitaram as imposições do regime autoritarista dos militares.

E hoje, o que podemos esperar desses jovens que vão para a sala de aula e fica o tempo todo interligado à internet, face book e Watsapp, enquanto o professor fala em vão? O que podemos esperar desses jovens que não sabem que foi Carlos Marighela e nem porque ele morreu? Que não sabem que foi Carlos Lamarca e nem Ulisses Guimarães, Luiz Carlos Prestes, Castelo Branco e tantos outros personagens que deram suas vidas pra que hoje possamos viver na sociedade em que vivemos.

Enquanto ficam dando crises de loucura em shows de Luan Santana, idolatrando o Mcs com suas músicas pornográficas e muitos outros que só estão ali porque são muito bem remunerados por esses jovens alienados.

O que esperar de um jovem que conclui o ensino médio e não consegue ler fluentemente o português?

A diferença é muito grande, pois enquanto jovens da década de 60 e 70 pegaram em armas, dando suas vidas em prol de um ideal, hoje vemos jovens totalmente passivos e alienados, que não sabem o que querem de suas próprias vidas. Só querem curtir a vida sem saber nem o que isso significa.

Curtir a vida é viver com responsabilidade. Ter amor ao próximo, cultivar bons costumes. Honrar pai e mãe, mandamento bíblico que é ignorado pela maioria deles.

Preocupo-me com o futuro de nossa nação, que em breve estará nas mãos desses jovens alienados e seqüestrados pelo consumismo, que ao invés de seguir exemplos dos verdadeiros heróis brasileiros, como o grande criminalista Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva, Eleno Fragoso, dentre tantos outros que tentaram até o fim de suas vidas a garantia de nossos direitos, passam o tempo todo no face book e no Watsapp olhando e falando besteira.

Tais instrumentos podem ser muito úteis para contestar atos das autoridades que contrariam a lei e cometem abusos de autoridade e violam as garantias constitucionais.



ACORDA JUVENTUDE! O BRASIL É NOSSO! Precisamos cuidar dele enquanto há tempo!  

 Gessy James Evaristo da Silva de Melo

Advogado OAB/GO: 32.057                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário