segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O COMBATE À DENGUE ESTA SENDO FEITO COM SUCESSO EM NOVO BRASIL

Agentes de Saúde se preparando para irem a campo contra a
dengue no município de Novo Brasil
Uma reportagem veiculada na TV Anhanguera em 06 de novembro do ano passado divulgou a situação em três municípios goianos que estavam em alerta para uma epidemia de dengue de acordo com o Ministério da Saúde, entre os quais Castelândia com 268 casos registrados, São Simão com 146 casos e Novo Brasil com 131 casos.

Os números registrados significam que esses municípios estão com o sinal amarelo por registrarem mais de 1% das casas com focos da dengue. Acima de 4% o sinal vermelho é acionado e o município passa a ser considerado em situação de risco.

Na mesma reportagem é noticiado que a própria Secretaria de Saúde de Goiás iria intensificar ações em todo o Estado de Goiás e também nos municípios mencionados, já que o período chuvoso estaria se iniciando em novembro, época em que a notícia foi veiculada na televisão.

EFEITO RETARDADO

A oposição ao prefeito, meio que num efeito retardado, parece ter tomado conhecimento só agora da tal matéria veiculada ainda no início de novembro do ano passado, e tomaram então a iniciativa de ir aos meios de comunicação fazer críticas à administração, na tentativa de desgastar politicamente o prefeito.

SECRETÁRIO ESCLARECE SITUAÇÃO

De acordo com o secretário municipal de saúde, Winter Donizete, já no final de outubro do ano passado houve o alerta da regional de endemias da cidade de Iporá sobre a situação e medidas foram tomadas como forma de prevenção, como o arrastão contra a dengue com equipes adentrando aos imóveis e coletando o material propício à reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Foram realizadas visitações educativas, esborrifação de veneno nos possíveis focos do mosquito. O secretário lembra também que foi adquirido um veículo saveiro para dar suporte à equipe de agentes de endemias nas suas atividades.

ATUAL SITUAÇÃO ESTÁ SOB CONTROLE

O Secretário informa que técnicos da regional de endemias retornaram à cidade já no início de 2015 e constataram que houve avanços nas atividades de combate à dengue, foi constatado que a cidade está limpa e que os imóveis pertencentes aos órgãos públicos estão bem cuidados. Mas o secretário lamenta que “90% da população não está fazendo o que deveria ser feito, não está cuidando corretamente do seu imóvel” e adverte: “enquanto cada um não fizer a sua parte, não cuidar do que é seu, nós não vamos conseguir evitar o mosquito da dengue”, disse o secretário.

A expectativa dos trabalhadores e agentes envolvidos no combate à dengue é de que, com as atividades desenvolvidas, forçosamente terá diminuído o número de casos, já que nos primeiro dias do ano isso já está sendo constatado.

OPOSIÇÃO APOSTA NO “QUANTO PIOR, MELHOR”


Lamenta-se, no entanto, que a oposição deveria agir colaborando no sentido de conscientizar a população, ou mesmo usando de seus prestígios políticos junto às lideranças na esfera estadual para ajudar nas tarefas rotineiras de combate à dengue em Novo Brasil. Na verdade o que se observa nas atitudes críticas da oposição é que torcem pelo “quanto pior, melhor”, ou seja, parece não torcer para que as coisas dêem certo na atual administração, e atrapalham muito o município agindo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário